Cisco lança Motific para acelerar a implantação de IA Generativa

Novo produto pode aumentar a velocidade de adoção da IA Generativa (IA Gen) de meses para dias, reduzir os riscos de segurança, confiança, conformidade e custos e desbloquear a visibilidade profunda e insights sobre métricas operacionais e comerciais, afirma a empresa1.

Foto: Reprodução

A Cisco lançou o Motific, seu primeiro produto SaaS que permite implantações de IA generativa (IA Gen) nas empresas. Criado pela Outshift, a incubadora de negócios da Cisco, a solução “oferece uma visão centralizada de toda a jornada da IA Gen, capacitando as equipes de TI e as de Cibersegurança a fornecer rapidamente capacidades de Inteligência Artificial Generativa confiáveis em suas organizações, com controle sobre dados sensíveis, segurança, IA responsável e custos”.

Segundo informa a Cisco, o Motific é um produto agnóstico em relação a modelos e fornecedores, “suporta toda a jornada de IA Gen, desde a avaliação, passando pela experimentação até a produção” permitindo que “o cliente implante IA Gen de forma mais rápida e eficaz: o novo produto reduz os tempos de implantação de meses para dias, com controles de conformidade para uso excessivo, gastos excessivos e integração de fontes de dados específicas da organização. Com apenas alguns cliques, o Motific configura automaticamente assistentes, APIs abstratas e RAG em fontes de dados e modelos fundamentais em toda a empresa, proporcionando precisão, custo, segurança e controle de acesso ótimos”.

Por outro lado, disse a Cisco, “reduz o risco e garante conformidade contínua”, já que “oferece controles de políticas integrados, que as organizações podem usar ou personalizar em poucos dias, permitindo que as empresas provisionem com base em suas próprias políticas internas. Esses controles automatizados são construídos para dados sensíveis, como informações pessoalmente identificáveis (PII), segurança, como injeção de prompts e controles de acesso, e riscos relacionados à confiança. A plataforma oferece controles corporativos para segurança, dados sensíveis e confiabilidade que podem detectar e mitigar com precisão problemas ou riscos entre as entradas do usuário e as respostas em Large Language Model (LLM)”.

Finalmente, permite que seja monitorizado o ROI e insights de negócios enquanto otimiza os custos: Motific rastreia a inteligência de uso de processos de negócios e prompts com análise de ROI e custos, incluindo trilha de auditoria de monitoramento consolidada e rastreamento de métricas-chave de todas as solicitações de usuários. O produto impede o uso de IA oculta em organizações, fornecendo visibilidade sobre o uso de capacidades de IA Gen de terceiros não aprovadas e ajudando os administradores de TI a provisionar alternativas em conformidade com a empresa”.

Segundo Vijoy Pandey, VP Sênior da Outshift by Cisco, a empresa “está acelerando suas ofertas de produtos para clientes no segmento IA Generativa para atender às crescentes demandas de inteligência artificial e conformidade de segurança. O Motific acelera o time to value que uma organização gasta com o uso e implantação de IA Gen, mitigando o risco antecipadamente e permitindo que as equipes inovem mais rapidamente”.