Avanço da TV 3.0 no mundo com destaque para o Brasil

Matéria de James Careless analisa os avanços do ATSC 3.0 no mundo e quais os países que caminham para a adoção desta tecnologia, com destaque para o avanço do Projeto TV 3.0 no Brasil.

Na reportagem publicada na TVTech, se afirma que se vem o interesse no ATSC 3.0 nos Estados Unidos é muito forte, a adoção fora das suas fronteiras não é significativa ainda. “O padrão foi adotado oficialmente apenas pela Coréia, Jamaica e República de Trinidad Tobago. Mas, como ilustram outros países maiores, como Brasil, Canadá e Índia, cada nação tem sua própria abordagem para a nova geração de TV broadcasting. (Observação: “NextGen TV” é a marca norte-americana do ATSC 3.0)”.

Luana Bravo e Olímpio José Franco de SET com Skip Pizzi de ATSC 3.0 na NAB 2023 / Foto: Fernando Moura

Careless destaca o Brasil e afirma que “embora o Brasil não tenha selecionado ATSC 3.0 ou qualquer outro padrão avançado de TV terrestre pré-definido, um grupo de emissoras, fabricantes e acadêmicos brasileiros chamado Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) lançou o projeto “TV 3.0”. Este sistema de TV digital terrestre de próxima geração, feito sob medida e feito no Brasil, usa uma abordagem híbrida de distribuição broadcast/wireless broadband, que o Fórum SBTVD está promovendo para adoção do governo federal brasileiro”.

Na reportagem, Skip Pizzi, chairman da equipe de implementação da ATSC no Brasil, afirma que “a intenção é projetar um novo sistema de TV terrestre de última geração que melhore o atual sistema brasileiro de DTV, por meio de uma transição não compatível com versões anteriores. A TV 3.0 está sendo projetada para fornecer maior robustez OTA e eficiência de espectro, maiores qualidades de áudio e vídeo, maior flexibilidade para as emissoras e mais opções para os consumidores de TV do Brasil, acessibilidade aprimorada e recursos de informações de emergência, juntamente com a expansão das capacidades do atual sistema de TV brasileiro interativo”.

Se quer ler a matéria completa e quais as considerações de Pizzi sobre o Projeto TV 3.0 que o Fórum está levando a frente, clique aqui