Academy Live: Eventos em 2022 e perspectivas de negócios da indústria

Parte final do Academy Live analisou a pandemia e as suas consequências, traçou perspectivas e foi momento para a SET anunciar a sua agenda de eventos para o próximo ano

O terceiro painel do Academy Live, evento final do SET eXPerience 2021, avançou para “Tecnologia, Negócios e Tendências”, centrando-se no modelo de negócio e como os executivos dos grupos de mídia brasileiros analisam o momento atual da indústria de mídia e entretenimento e como observam e perspectivam o futuro.

O painel foi moderado por Fabio Ferraz, Conselheiro da SET; e teve a participação de Roberto Franco, Conselheiro da SET e Diretor de assuntos institucionais e regulatórios do SBT; Raymundo Barros, Conselheiro da SET e Diretor de Estratégia & Tecnologia da Globo; e  Roberto Alves de Araújo, CEO da Jovem Pan.

Barros disse, abrindo o debate, que a pandemia obrigou a Globo a se reformular. “A pandemia nós fez acelerar medidas que, em outros momentos, seriam eternas ou pelo menos demoradas. O processo de transformação que a Globo tinha começado em 2018, se acelerou. A pandemia trouxe para a nossa indústria uma profunda transformação nos hábitos de consumo com perda de base na TV paga tradicional, aceleração das plataformas de streaming, e, por outro lado, reforçou o papel da TV aberta gratuita no Brasil, que cada dia se rejuvenesce”.

Roberto Franco concordou e agregou que “o Coronavírus mudou hábitos, colocou as pessoas no centro. Os hábitos vão nos deixar novas formas. Hoje vemos várias plataformas que geram a interação social. Resumindo falamos do mundo onde tudo é perene. O Coronavírus nós forçou a usar plataformas, e um sem-número de técnicas que jamais deixaremos de usar. Esse novo normal vai permanecer e nos ajudará a conviver com as incertezas, derrubando tabus, forçando-nos a uma nova forma de enxergar as coisas”.

O grande legado é a “aceleração de hábitos de consumo. O novo normal é um patamar acima”, disse Araujo. “A Jovem Pan estava preparada porque estávamos no caminho, estávamos prontos. Acabamos surfando em uma onda que não esperávamos, porque imaginávamos que isso iria acontecer em alguns anos. O novo normal não existe, existe um normal diferente”. Por exemplo, disse o executivo, o lançamento do canal Jovem Pan News é um modelo em transformação. “As vezes brincamos que somos uma grande startup de conteúdos onde experimentamos modelos. De fato, a Jovem Pan News está em formação, estamos nos adaptando as coisas. Estamos em um mundo em modificação com a necessidade de adaptação”.

Raymundo Barros disse que “historicamente nossa indústria esteve organizada em torno ao conteúdo. Agora necessitamos nos focar no consumidor. Hoje os grupos de tecnologia das empresas de mídia precisam se aproximar dos modelos de negócios. Todos os novos negócios são fortemente dependentes dos modelos de tecnologia. Antes o sistema publicitário era econômico, sem a tecnologia ser a protagonista. Isso mudou, perdemos relevância, e essa relevância está sendo reconquistada na Globo, através do conhecimento de consumidor que os mais de 120 milhões de brasileiros compartilham conosco com seus ID, compartilhando os seus hábitos. Hoje as empresas de mídia que sempre foram muito verticalizadas devem se conectar com empresas que desenvolvem soluções”. Ou seja, disse o executivo da Globo, “centralidade do consumidor e proximidade da área de tecnologia com a área de negócio, assim ajudaremos a que nossas empresas se aproximem ao modelo de negócio”.

Eventos em 2022

O presidente da SET, Carlos Fini, encerrou o Academy Live e com ele o SET eXPerience 2021 afirmando que os eventos e atividades da entidade durante o ano tiveram sucesso. “Quero agradecer aos patrocinadores pelo apoio e aos moderadores e curadores por trazerem diversidade. Um fator chave da diversidade está na formação da nossa equipe que cura e analisa, e dos conselheiros da SET que opinam e ajudam. Nosso meio está alargando fronteiras, e ampliando a atuação”.

Fini disse que “estamos fechando 2021 com eventos virtuais. Promovemos muita disseminação do conteúdo. Envolvemos muita gente na geração de conteúdo. Em 2022, pretendemos reverter essa roda, com mais eventos presenciais que virtuais. Os eventos virtuais continuarão, mas queremos encontros presenciais. Acreditamos que no próximo ano os eventos presenciais serão possíveis”.

Assim, o presidente da SET confirmou para 2022, a realização do SET Expo presencial, dois eventos regionais presenciais e 3 virtuais. “Esperamos ter SET´30 presencial na NAB e no IBC. Reformularemos a Revista da SET e ela será integrada ao pacote de eventos da SET”. No novo formato, disse Fini, os eventos regionais serão de um dia. “O modelo adequado em 2022 será um mix entre o presencial e o virtual, com o SET EXPO que terá remodelado o seu fluxo de circulação interna. O 2022 será o ano que nos reencontraremos no SET EXPO que se realizará em agosto no Expo Center Norte”.

Se quiser assistir às palestras completas, veja o vídeo abaixo

 

Por Fernando Moura, em São Paulo