ABINEE TEC Broadcast: Palestra analisa o futuro da TV aberta

O evento ABINEE TEC Broadcast – Painel Inovação”,  que antecedeu a Rodada de Negócios Radiodifusão e analisou o andamento do Programa Digitaliza Brasil, a  experiência 8K nas Olimpíadas e as melhorias e novas tecnologias da TV 3.0, teve importante presença de colaboradores da SET

Carlos Fini, presidente da SET

Evento da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) começou com as palavras de Israel Guratti, Gerente de Tecnologia e Política Industrial da entidade que agradeceu a presença de várias dezenas de profissionais da indústria. A seguir, Olímpio Franco, Superintendente e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET, agradeceu a parceria da SET com a Abinee e lembrou que as associações são fundamentais para o desenvolvimento tecnológico dos países. Encerrando aos protocolos iniciais, Carlos Fini, presidente da SET disse estes eventos são importantes, sobretudo em um momento no qual aos poucos as instituições voltam a suas atividades e colocou a disposição a estrutura da SET “ tanto para os eventos nacionais e internacionais, como para ter espaço para fazer coisas juntos, gerar negócios e apoiar o desenvolvimento tecnológico”

A palestra foi moderada por Francisco Peres, Coordenador do Grupo de Infraestrutura da SET, e começou com um excelente resumo do Programa Digitaliza Brasil dado por Gunnar Bedicks, CTO da Seja:Digital EAD – Entidade Administradora da Digitalização da TV. Bedicks explicou como foi realizada a limpeza da faixa de 700 MHz e com isso a implementação do 4G. Ainda se debruçou sobre o Programa Digitaliza Brasil afirmando que “haverá ganhos para indústria nacional” já que “serão implantando 7252 novos canais de TV digital, um trabalho que começou a ser feito pela SET quando se testaram os sites compartilhados Agora a Seja:Digital começou a implantar no país o modelo de utilização com sites com uma torre de transmissão de 20 metros de altura, uma antena de transmissão e um abrigo para até 8 canais de TV digital”, um processo que começou nos grupos de trabalho da SET e se consolidou.

Gunnar Bedicks, CTO da Seja:Digital EAD

Primeiro site compartilhado instalado pela Programa Digitaliza Brasil

O Programa, afirmou, deve custar alcançar os 700 milhões de reais, dos quais 60/70% serão em equipamentos da “indústria de transmissão e antenas brasileira”. Desde Julho, mês de início do Programa, já foram convidados a participar 1050 municípios, deles, “1024 manifestaram interesse. Desses foram habilitados 530 locais para instalação. Para isso ser realizado rapidamente,  a SET com as suas entidades regionais levantou os locais, as antenas e assim antecipou o trabalho e reduziu o volume de serviço o que possibilitou que o trabalho fosse feito agora desta forma”. Gunnar disse, ainda, que a implementação é uma oportunidade importante e que entidades como o Fórum SBTVD e a SET foram fundamentais. “A SET pensou em fazer a primeira prova de conceito. Aí a indústria começou a se mexer e criar um site multi-canal. A regulação é consequência disso, do trabalho iniciado na SET”.

Leonardo Chaves, Gerente do Mediatech Lab do Grupo Globo

Roadmap Grupo Globo

O segundo tema, Inovação em experiência 8K nas Olimpíadas, teve como palestrantes a Leonardo Chaves, Gerente do Mediatech Lab do Grupo Globo e Eduardo Campoy, Diretor para Jogos Olímpicos da Intel Américas. Os executivos explicaram como foi possível ter sinal 8K no Brasil dos Jogos de Tóquio na plataforma Globoplay. Chaves disse que foi uma experiência não comercial excelente. “A Olimpíada em 8K foi uma junção de experiências. O produto foi entregue ao nosso público, a parceria com a Intel permitiu isso. O 8K é parte do futuro, porque o 8K traz um efeito de maior realismo”. Como evento teste no Globoplay, o Laboratório disponibilizou em aparelhos de TV 8K da Samsung uma trilha 8K, que ainda está disponível. “Ela quebrou uma barreira. Lançamos um produto 8K HDR de forma experimental e gratuita. O Globoplay foi seu canal de distribuição, um ambiente de demonstração onde pela primeira vez entregamos um produto 8K HDR para o público com a CDN própria da Globo espalhada em todo o país”.

Luiz Fausto, Coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD

Propostas do Fórum para a TV 3.0

O fechamento do encontro esteve a cargo de Luiz Fausto, Coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, que analisou as melhorias na experiência do telespectador e perspectivas face às novas tecnologias com a TV 3.0. Fausto disse que a entidade está numa “etapa de prospecção do futuro da TV”, onde as melhorias passam pela distribuição de sinal com “segmentação geográfica o que traz maior diversidade para a população e que fará o reuso da mesma frequência”. Outro ponto é que o transporte de sinal seja IP “que pode facilitar a fusão do ambiente broadcast e broadband”. Ainda, em áudio e vídeo, o projeto de TV 3.0 incorpora “conteúdo audiovisual imersivo e personalizável para o consumo em qualquer dispositivo, a qualquer momento”.

Israel Guratti, Gerente de Tecnologia e Política Industrial da ABINEE

ABINEE TEC 2021 – Broadcast

No evento on-line, a entidade espera identificar compradores internacionais de acordo com os perfis e produtos informados nas inscrições das empresas participantes; realizar cruzamento de interesses das oportunidades de negócios e elaboração das agendas para formação dos matchmakings; e ainda, realizar análise destes perfis e a realizar propostas com os compradores.

A ABINEE afirmou à reportagem que as empresas que participarem da rodada terão entre as principais vantagens a “oportunidade de explorar novos clientes importadores e novos mercados; e a pré-inscrição para participar no pavilhão Brasil, em parceria com a Apex-Brasil, na NAB Show 2022”.

Saiba mais na matéria  ABINEE realiza rodada de negócios on-line para setor Broadcast

Por Fernando Moura, em São Paulo