ABERT integra Comissão do CNJ que examina casos de violações à liberdade de imprensa

Conteúdo Abert

Foi publicada na semana passada (12 de abril), no Diário de Justiça (DJ), a Portaria nº 87, com os novos integrantes da Comissão Executiva do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A ABERT representará a radiodifusão brasileira. O diretor geral Cristiano Lobato Flôres integrará o grupo, encarregado de examinar os casos de censura, processos contra jornalistas, e demais restrições à atividade jornalística no Brasil.

A nova Comissão Executiva foi aprovada pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber. Instituída formalmente em 2014, a Comissão tem a atribuição legal de conduzir as atividades do Fórum e de atuar para garantir a liberdade de imprensa e o direito à informação.

“A liberdade de imprensa é um direito garantido pela Constituição, mas que demanda uma constante vigilância em nosso país. Estaremos atentos para que a missão de informar do jornalista e o direito de ser informado da população estejam sempre resguardados”, afirma Lobato Flôres.

Além da ABERT, integram a Comissão Executiva Nacional dois representantes do CNJ, três juízes auxiliares, um representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), um da ANJ (Associação Nacional de Jornais), um da ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e um da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

Post Tags: