A Casa Branca lançará campanha de bilhões de dólares com o objetivo de convencer todos os americanos a se vacinarem

Conteúdo STAT News

A Casa Branca em breve divulgará uma campanha de relações públicas de amplo alcance com o objetivo de aumentar a confiança e a aceitação da vacina nos EUA.

A campanha publicitária de televisão, rádio e nos meios digitais, com início previsto para as próximas semanas, terá como foco os norte-americanos totalmente céticos quanto à segurança ou eficácia das vacinas, bem como aqueles que estão potencialmente mais dispostos a buscar a imunização contra Covid-19, mas ainda não o fizeram. Especificamente, a campanha terá como alvo três grupos nos quais o acesso, a apatia ou o ceticismo absoluto podem representar uma barreira para a vacinação: jovens, pessoas de cor e conservadores, de acordo com um assessor de Biden. O Congresso e o governo reservaram mais de US $ 1,5 bilhão para este esforço de conscientização.

Tal esforço destaca um desafio de saúde pública iminente e subestimado: embora milhões de americanos estejam atualmente clamando para receber uma vacina contra Covid-19, em poucos meses, ou mesmo semanas, o oposto pode ser verdadeiro. Em vez de lutar para fabricar doses, o governo pode em breve estar lutando para encontrar pessoas dispostas a recebê-las.

Embora os assessores de resposta à Covid do governo, que estão organizando essa campanha, sejam otimistas, eles e muitos especialistas em saúde pública temem que, sem ganhar a adesão de uma fatia final crítica da população, o esforço poderia ficar aquém de seu objetivo: acabar com a crise do coronavírus no país.

“Estou preocupado com os 15% dos americanos que dizem que não tomarão a vacina”, disse Sten Vermund, reitor da Escola de Saúde Pública de Yale. “E cerca de 8% ou 9% dos americanos dizem: ‘Vou aceitar se eles me convencerem, se meu trabalho me obrigar a isso’. Isso é cerca de 23% ou 24%, e isso está flertando com o nível que precisamos chegar para a imunidade de rebanho.”

O lançamento cumpre uma das primeiras promessas de Biden no cargo. Ele se comprometeu em 21 de janeiro a lançar uma “campanha de vacinação de saúde pública sem precedentes” com o objetivo de convencer todos os adultos americanos a buscarem uma imunização contra Covid-19.

O plano inclui uma grande ênfase nas mensagens no nível da comunidade: as autoridades federais já alocaram mais de US $ 500 milhões para esforços locais para recrutar líderes locais e organizações comunitárias para encorajar a adoção da vacina e garantir a igualdade racial no esforço de distribuição da vacina.

Grande parte do financiamento do projeto vem do amplo projeto de lei de alívio de $ 1,9 trilhão da Covid-19 que Biden assinou na semana passada.

A administração também já prometeu mais de $ 500 milhões em fundos adicionais para abordar a captação de vacinas, educação em saúde e equidade na distribuição de vacinas, incluindo $ 250 milhões para financiar projetos locais de educação em saúde e outros $ 255 milhões para o CDC para financiar os esforços do governo local para se concentrar sobre equidade e confiança em comunidades carentes.

Ao assumir o poder em janeiro, o governo também herdou um terceiro fluxo de financiamento destinado aos esforços de mitigação e prevenção da Covid-19: um contrato de US $ 250 milhões que o governo Trump assinou com a empresa de relações públicas Fors Marsh, com sede na Virgínia, meses atrás. Essa campanha, que começou sob o presidente Trump e continuou sob a administração Biden, ajudou a financiar comerciais de rádio em espanhol, anúncios em jornais que atendem à comunidade negra e outros trabalhos de mitigação da Covid-19.

Juntos, os esforços federais para promover a adoção da vacina totalizam quase US $ 2 bilhões.