4K para TV aberta e novo Ginga são destaques na SET Expo 2018

Fórum SBTVD

O Ultra HD, ou 4K, já é uma realidade em várias plataformas online, mas você certamente nunca viu uma transmissão com essa qualidade na TV aberta brasileira. São os novos formatos de mídia, com foco em experiências combinadas entre conteúdos linear e on-demand, que o Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) prevê como evolução do atual padrão de tv digital. O evento SET Expo deste ano, que acontece entre os dias 27 e 30 de agosto em São Paulo, é o maior sobre conteúdo e tecnologia de mídia da América Latina e contará com demonstrações sobre o futuro da TV.

Além das demonstrações de 4K realizadas pelas empresas Rede Globo e Dolby, o Fórum SBTVD abordará também a atualização do padrão atual ISDB-T, com uma plataforma de interatividade baseada no conceito de serviços IBB (Integrated Broadcast – Broadband), além do estudos para uso do HDR e do áudio imersivo. “O amadurecimento do padrão ISDB-T e a evolução da interatividade proporcionará, em um futuro próximo, a convergência entre broadcast e broadband. Isso significa que o telespectador brasileiro terá acesso a conteúdos da programação convencional mesclados com conteúdos da internet. Tudo isso em ultra alta definição e com um sistema de áudio e cores muito superior ao utilizado hoje”, esclarece José Marcelo Amaral, presidente da instituição.

Outros destaques da feira ficam por conta do lançamento de novos serviços e equipamentos para o setor de radiodifusão. A EiTV lançará na SET Expo a plataforma EiTV CLOUD, que possibilitará que conteúdos audiovisuais possam ser vistos em qualquer tela do planeta, a partir de um único emissor. Esta solução poderá ser usada para ampliar a programação de uma pequena emissora de TV local ou também para atender ao mercado de EAD.

A Hitachi Kokusai Linear levará soluções em codificação, multiplexação e transmissores da linha E-Compact, além de fazer demonstrações do EWBS (Emergency Warning Broadcast System – Sistema de Alerta de Emergência por Radiodifusão), que emite alertas em casos de riscos iminentes de desastres naturais. Este recurso também será apresentado pela ShowCase Pro, que lançará nova solução de acessibilidade que permite traduzir as legendas ocultas da TV em LIBRAS por meio de um avatar.

Por fim, a SM Facilities lança na SET uma solução técnica de modelo de negócios para as redes de TV levarem o sinal digital para todo Brasil. A companhia é especializada em site acquisition, site survey, construção de sites, instalação e manutenção de equipamentos, incluindo soluções Turn Key, até o treinamento, consultoria de gerenciamento de projetos e O&M para redes de transmissão.

“É sempre enriquecedor poder contar com a presença de tantas marcas associadas ao Fórum SBTVD em um evento de tamanho prestígio e relevância para o setor”, comemora José Marcelo Amaral ao se referir às mais de 50 empresas que fazem parte da associação. A SET Expo terá início no dia 27 de agosto apenas com congressos e, a partir do dia 28 até o dia 30, segue com uma série de palestras e a feira expositiva.

Sobre o Fórum SBTVD
O Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

 

O Estande do Fórum SBTVD vai estar na Rua E, estande 15.

Faça a sua inscrição para o SET EXPO 2018 aqui.