13 de fevereiro: Dia Mundial do Rádio

Unesco escolhe a paz como tema do Dia Mundial do Rádio 2023.

Proclamado em 2011 pelos Estados-membros da UNESCO e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2012, como Dia Internacional, o dia 13 de fevereiro se tornou o Dia Mundial do Rádio (World Radio Day – WRD). O tema da 12ª edição do Dia Mundial do Rádio, que se celebra hoje, 13 de fevereiro de 2023, é “O rádio e a paz“.

Foto: Reprodução/Unesco

Para a Unesco, “o rádio é um meio poderoso para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático. No âmbito global, o rádio continua sendo o meio de comunicação mais consumido. Essa capacidade única de alcançar o público mais amplo significa que o rádio é capaz de moldar a experiência de diversidade de uma sociedade, assim como de ser uma arena para que todas as vozes se manifestem, sejam representadas e ouvidas. As estações de rádio devem servir a diversas comunidades e oferecer uma ampla gama de programas, pontos de vista e conteúdos, além de refletir a diversidade dos públicos em suas organizações e operações”.

A Unesco refere, ainda, que “o rádio continua sendo um dos meios de comunicação mais confiáveis e mais utilizados no mundo, segundo diferentes relatórios internacionais”.  No dia de hoje, a Unesco afirma que  “guerra” é o antônimo de “paz”, e que esta significa um conflito armado entre países ou entre grupos dentro de um país, mas também pode se traduzir em um conflito de narrativas midiáticas. “A narrativa pode aumentar as tensões ou manter as condições para a paz em um determinado contexto, por exemplo, dar ênfase à condução difícil ou tranquila de uma eleição, rejeitar ou integrar pessoas repatriadas, aumentar ou moderar o ânimo nacionalista etc. Ao fornecer relatos ou informar o público em geral, as estações de rádio moldam a opinião pública e enformam uma narrativa que pode influenciar as situações nacionais e internacionais, assim como os processos de tomada de decisão”.

De fato, afirma o organismo mundial, “o rádio pode até alimentar conflitos, mas, na realidade, o rádio profissional atenua divergências e/ou tensões, evitando sua escalada ou promovendo negociações de reconciliação e reconstrução. Em contextos de tensão distante ou imediata, os programas pertinentes e o trabalho independente de reportagem fornecem a base para uma democracia sustentável e para a boa governança, ao reunir evidências sobre o que está acontecendo, ao informar os cidadãos a respeito em termos imparciais e com base em fatos, ao explicar o que está em jogo e ao negociar o diálogo entre os diferentes grupos da sociedade”.

Por quê 13 de fevereiro?

Porque a rádio das Nações Unidas foi criada em 13 de fevereiro de 1946 após a criação da ONU. O Dia Mundial do Rádio foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011, seguindo uma proposta inicial da Espanha, que foi aprovada por unanimidade no ano seguinte pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que o declarou um Dia Internacional da ONU.

Segundo a ONU, o objetivo do Dia Mundial do Rádio é conscientizar o público da importância do rádio e incentivar os tomadores de decisão a utilizá-lo para fornecer acesso à informação e melhorar a cooperação internacional entre as emissoras.

Por Fernando Moura, em São Paulo