As melhores novidades da indústria no SET EXPO 2015

PRÉVIA SET EXPO 2015

Nº 153 – Ago 2015

por Redação

Nesta edição da Revista da SET, mostramos algumas das principais novidades que serão apresentadas no SET EXPO 2015, que terá mais de 400 marcas expositoras brasileiras e internacionais exibindo seus desenvolvimentos e produtos para a indústria broadcast latino-americana. Com quase três décadas da história, a exposição continua ganhando maturidade e importância internacional e, por isso, nos últimos anos as empresas começaram a fazer lançamentos mundiais de produtos durante a feira

SET EXPO 2015, o maior evento de negócios e de tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina, se realizará entre os dias 23 e 27 de agosto, no Pavilhão Vermelho, do Expo Center Norte, em São Paulo. Além da feira com expositores nacionais e internacionais, o evento contempla a 27ª edição do Congresso SET, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).

Assim, o Congresso SET decorrerá da manhã de 23 até o almoço de quinta-feira, 27 somando um dia de Congresso, alcançando 5 dias. A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto.
Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.
Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.
“A importância do SET EXPO se dá pela capacidade do evento de agregar os principais interesses de toda a cadeia do broadcast. A Feira e o Congresso apresentam oportunidades de intercâmbio entre os profissionais que fazem parte do setor e criam possibilidades de realização de negócios no Brasil, na América Latina e no mundo”, explica Olímpio Franco, presidente da SET.
Uma das principais novidades do SET EXPO 2015 serão os Pavilhões do Rádio e de Universidades e Institutos, que ocuparão uma área de 437m2, o Pavilhão das Universidades e Institutos, professores e estudantes de diversas instituições de ensino poderão se relacionar com os demais expositores da feira SET EXPO e com o público em geral, apresentando seus trabalhos e pesquisas. Por outro lado, o espaço permitirá aos estudantes a troca de experiências com profissionais do mercado. Desta maneira, a SET pretende colaborar com ampliação do diálogo entre a academia e o broadcast.

Tecsys do Brasil

Conversor de mídia digital TS 8300

Aempresa de São José dos Campos, interior de São Paulo apresentará no SET EXPO una nova linha de transmissores digitais ISDBT de Baixa Potência (75W, 150, 250W). Esse lançamento é fruto de uma joinventure com a TRedess, anunciado durante a última NAB, onde todos os equipamentos serão fabricados no Brasil com a qualidade tradicional do suporte local da Tecsys. A empresa apresentará também Gap Fillers (1 a 50 watts), e módulos de redundância 4+1 e 8+2. Ainda, o TS 9090 VOM, é um produto “stand alone” para inserção de texto e imagens em sobreposição ao vídeo de entrada, com funções de gerenciamento e automatização de exibição. E por fim, a nova linha de IRD´s TS 8300 XS, dotada com 4 CAM´s (capaz de descramblar até 10 serviços por CAM), 4 tuners (podendo intercalar ISDBT e DVBS/ S2), com 4 streams IP ( Multicast, Unicast, UDP) e 4 Mux internos, capazes de fazer 44 serviços com uma taxa total de até 200 Mbps. Com suporte SNMP e WEB Interface intuitiva.

TQTVD

ATQTVD participará pelo oitavo ano consecutivo no SET EXPO 2015 onde apresentará seus principais produtos voltados para radiodifusores e fabricantes de equipamentos. O destaque esse ano será a demonstração do ASTROTV+ em várias plataformas.
Entre as principais características do AstroTV+ (Plus) destaque para a evolução do AstroTV, middleware Ginga líder de mercado adotado pelos principais fabricantes de TV e set-top boxes e presente em mais de 15 milhões de aparelhos no Brasil e na América Latina.
Além do suporte à interatividade Ginga, essa nova versão une a experiência de se assistir televisão aberta (conteúdo linear) e a WebTV (VoD), permitindo o acesso a canais de vídeo via Internet igual ao acesso a canais de TV Digital. A solução oferece ainda recursos de Segunda Tela (Integra tablets /smartphones); OTT; PushVoD; loja de aplicativos; browser HTML5; compatibilidade com TVs de tubo (4:3), full HD e 4K (UHD).
O projeto Brasil 4D também será demonstrado na feira. Idealizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Brasil 4D reúne, com a utilização da tecnologia Ginga, as principais diretrizes de políticas públicas de governo para as esferas federal, estadual, e municipal, convertendo-as em conteúdos audiovisuais e aplicativos que permitem o acesso do cidadão às informações acerca dos serviços disponibilizados.

Pinnacle Broadcast

3Play Mini

Pinnacle Broadcast apresenta as novidades e evolução de suas marcas no SET Expo 2015. Distribuidora das marcas NewTek, Blackmagic Design, AJA Video Systems, MEDIA5, E-Image e Miller, a empresa estará presente com dois estandes para apresentar todas as novidades e evoluções das conceituadas marcas mundiais.
Blackmagic URSA Mini, com o título de câmera Super 35 mais leve do mundo, a URSA Mini chega em duas versões, 4K e 4.6K com dois tipos de encaixe cada, EF e PL. A versão top de linha se destaca pelo seu sensor de imagem 4.6K, obturador rolling shutter ou global comutável, até 15 stops de dynamic range, um largo visor de cinco polegadas e gravadores dual RAW e Apple ProRes.
3Play Mini. A mais nova “caixa” da NewTek mostra poderio e desenvoltura para qualquer tipo de produção. O 3Play Mini cabe numa mochila, pode ser configurado em minutos e entrega todas as ferramentas necessárias para criar conteúdos de qualidade e engajar a audiência. A capacidade de replay instantâneo do equipamento, entrega uma super- resolução em replays em câmera lenta além de gráficos personalizáveis, scoreboard feeds e muito mais. É possível também gravar a ação e compartilhar clipes diretamente para as mídias sociais e manter os fãs e telespectadores envolvidos, com isso, a produção aumenta o valor da marca, levando ao público uma apresentação profissional com características únicas.

TELEM

No estande da empresa, luminárias que chegam agora ao Brasil dividem espaço com linhas clássicas, formando o set ideal de iluminação para estúdios e externas. Os visitantes poderão ter contato com produtos da ETC, como os ColorSource Spot e PAR e o adaptador Source Four LED Fresnel. Ainda na linha LED, estarão presentes as luminárias Source Four LED series 2 Lustr, Daylight HD e Tungsten HD; o adaptador Source Four LED CYC; a linha Desire e o Source Four Mini LED. Os elipsoidais Source Four montados no Brasil pela TELEM também estarão à disposição, bem como as mesas Gio e Cobalt e o software de controle de iluminação ETCnomad.
Pela Dedolight, a novidade é o Ledrama, um painel de LED de alto rendimento projetado especialmente para estúdios.
O estande também terá a família DLED – com os modelos 2.1, 4.1, 9.1 e 12.1, nas versões bicolor e daylight –, além das linhas clássica, com fresneis de 150W, e Panaura.
Por meio da Hollywood Store, que estará no estande juntamente com a TELEM, os visitantes também terão acesso a uma variada linha de luminárias, acessórios e cases para produções audiovisuais.

Alfred

Aempresa pernambucana apresentará no SET EXPO 2015 a versão 1.3 do software Alfred, com novidades como o módulo de pesquisas refinadas, a janela de transcodificação, compatibilidade com bibliotecas e robóticas LTO, com o padrão de mídia óptica Sony ODA e com discos ópticos Blu-Ray.
Em uma parceria inédita com a Panasonic Brasil, a Alfred participará do estande da Panasonic no evento, onde será apresentada uma solução de workflow para o padrão Panasonic P2 com o uso de storages e servidores Alfred, capaz de ir do ingest de cartões P2 ao arquivamento usando a nova robótica em mídia ótica da Panasonic.
O Alfred é um NAS com até 64TB de capacidade. Inteligente porque inclui leitores de cartões multiformatos para ingest de material bruto e unidades para arquivamento em mídias profissionais, como Blu-Ray, RDX, LTO e ODA. Ou seja, não é necessário ficar adicionando novos Alfreds toda vez que sua capacidade chega ao limite.

AD Digital

Aintegradora brasileira levará ao SET EXPO 2015, soluções em 4K, IP e Cloud e mostrará os benefícios da convergência do ambiente broadcast tradicional com TI e terão a disposição a demonstração de um leque de soluções para otimizar cada etapa dos seus fluxos de trabalho, com o objetivo de torná- los mais flexíveis, rápidos e menos complexos: da captação a monetização do conteúdo.
Ainda com base nas necessidades de mercado oferecerá soluções que auxiliam na redução de custos operacionais de forma a viabilizar a continuidade no investimento na modernização. Será demonstrada também a integração da solução de armazenamento tapeless Quantum com sistemas de mercado como AVID, através de um lançamento da Telestream, assim como; entre Grass Valley e Quantum e Grass Valley e Cisco, que compõem a lista dos principais parceiros da empresa.
Dentre todos os workflows que serão apresentados, os principais que o público pode esperar estão voltados ao MAM, que apresenta uma grande integração com toda a linha de equipamentos para produção e pós-produção de conteúdo e armazenamento disponível no mercado.
A empresa, terá ainda uma demonstração da solução de playout da Grass Valley para empresas que estão buscando modernização e criação de novas estações com infraestrutura atualizada com as soluções iTX, Stratus GV e servidores K2, que garantem através de seus algoritmos de qualidade de serviço.

ISCON

Aempresa apresentará uma solução inovadora e inédita no Brasil, composta por um sistema de lançamento e rebobinador de cabos ópticos, acoplado com caixas de distribuição com capacidade para até 24 canais de transmissão de informações e de energia elétrica, acompanhados por aparelhos de limpeza específicos para estes produtos.
Os produtos da linha CDplus podem ser utilizados, tanto para ambientes internos quanto externos, a distribuição de cabos ópticos a partir de um único ponto. O modelo PowerdCDplus além de possuir as características do CDplus, possibilita a transmissão de informações e de energia elétrica simultaneamente por meio de cabos e conectores híbridos otimizando os espaços e os ambientes. Esta nova solução garante segurança e qualidade às transmissões, por serem produtos IP67, ou seja, produtos com Índice de Proteção 67, a prova de poeira e água.
Outros aspectos relevantes da solução integrada Iscon são a economia e a praticidade já que foi projetada com o objetivo de aumentar significativamente a perspectiva de vida útil de todos os seus componentes, que são de fácil manuseio e menos sensíveis, o que reduz a necessidade de reparos em cabos e conectores, além de fazer com que o operador ou o instalador tenha uma maior facilidade no desempenho de sua tarefa, reduzindo o tempo de execução de suas atividades.

EiTV

Areviravolta da interatividade na TV brasileira será exibida em primeira mão no SET EXPO 2015.
A “caixa” receptora (set-top box) com as novas especificações exigidas pelo Governo – com o Ginga C – com capacidade de interatividade plena via TV, vai ser apresentada ao mercado pela EiTV durante a feira. A TV agora vai ter a capacidade de “ouvir” o telespectador. Profissionais da mídia vão poder experimentar o sistema, fazendo simulações, interagindo com uma TV no estande da marca.
A EiTV saiu na frente neste lançamento porque teve uma visão tecnológica privilegiada. Cerca de 2 anos antes da especificação do Fórum SBTVD, a EiTV começou a projetar uma caixa que pudesse integrar as principais funcionalidades da TV no estágio atual. E a configuração do equipamento foi muito semelhante ao estabelecido pelo Governo Federal há cerca de 3 meses.
Destaque para o fato de que o Governo não definiu unilateralmente a configuração.
Simplesmente exigiu as funcionalidades que a caixa deveria ter e especialistas da indústria, das emissoras, da academia, chegaram à configuração ideal. Ela é muito semelhante ao que já tinha sido definido pela equipe de engenharia da EiTV. Ainda apresentará novidades para serviços de “digital signage”. A empresa desenvolveu sistemas com base em um dongle de alta performance, que pode reduzir sensivelmente os custos de implantação e gestão desses serviços, com ganhos de qualidade.

RFS

ARadio Frequency Systems (RFS) apresentará a antena STA (Superturnstile Antenna), de banda larga, ideal para sistemas UHF por cobrir todas as freqüências. O design ultra fino possibilita uma grande redução na carga de vento e no peso, o que garante enorme flexibilidade aos broadcasters, especialmente quando é necessário instalar novas antenas em torres existentes.
A série de antenas LPR, do tipo slot, será representada pela LPR4SK, uma antena UHF voltada para aplicações de baixo custo. Desenvolvida para fornecer excelente desempenho com polarização horizontal nas faixas entre 470 e 806 MHz, é uma solução com previsão de demanda bastante elevada em países onde a implementação de sistemas de TV Digital está começando a atingir municípios de menor porte, como é o caso do Brasil.
A tecnologia inovadora de filtros faz parte da expertise da RFS ao longo dos anos. Sucesso global, os filtros da família PeakPower+, que suportam potências de 10 Watts a 10 KWatts e os mais altos níveis de picos de tensão entre os produtos disponíveis no mercado atualmente, podem ser facilmente sintonizados na banda UHF para qualquer canal e tecnologia, sendo possível atingir a máscara crítica com modelos de 6 pólos ao invés dos produtos tradicionais de 8 pólos. De dimensão reduzida e custo mais baixo, serão expostos no estande da RFS em diversos modelos e tamanhos.

Seal Broadcast/ EditShare

Em parceria com a Seal Broadcast, EditShare apresentará no SET EXPO 2015 as suas novas soluções de gerenciamento de mídia desde o ingest até o armazenamento e arquivo. Entre os destaques está o EditShare XStream, a linha principal de produtos de armazenamento compartilhado que oferece integração entre o gerenciador de mídia EditShare Flow e o sistema de arquivo, EditShare Ark. Além de apresentar demonstrações ao vivo em seu estande, a EditShare, também apresentará seu novo produto, XStream EFS, um sistema inovador de armazenamento de escalabilidade horizontal, que une o armazenamento de classe empresarial com o sistema de arquivos distribuídos e o gerenciamento de mídia avançado.
XStream EFS é o desenvolvimento mais recente da companhia, oferecendo alto desempenho e resiliência para fluxos de trabalho em tempo real. Sendo um sistema de armazenamento compartilhado escalável, é uma plataforma de armazenamento aberta com recursos inteligentes de colaboração, como o compartilhamento de projetos; em conjunto com desempenho rápido, e vários níveis de escalabilidade e redundância. O sistema de armazenamento em camadas se completa com as soluções de arquivo nearline e offline EditShare Ark Disk e EditShare Ark Tape.

Foccus Digital

AFoccus Digital especialista em integração de sistemas, planejamento de projetos, demonstrará soluções para TV Digital, Rádio, Telecomunicações, e Novas Mídias.
Nesta ocasião os produtos apresentados serão da linha Aviat Networks, com uma unidade interna (IDU) Aviat modelo GE3 e CTR para soluções de até 500 Mbit/ s de capacidade de trafego; unidade externa (ODU) Aviat modelo 600 para freqüências de 6 até 23Ghz.
Unidade acoplada da série WTM para freqüências de 70/80Ghz e capacidade de trafego acima de 1 Gbit/s; antenas de 0,6 a 2,4 metros de diâmetro e acessórios. O Soliton, smart-telecaster Zao, que segundo os representantes da Foccus, é primeiro codificador do mundo que oferece padrão de compressão de vídeo H.265/ HEVC. O H.265 permite ao Smart-telecaster Zao reduzir drasticamente o consumo de energia, proporcionando transmissão de vídeo/áudio estável, mesmo sobre redes móveis flutuantes.

LineUp

ALineUp, integradora e fornecedora de soluções para o mercado brasileiro broadcast, comemora três anos da fusão com a mexicana Comtelsat e apresenta um portfólio com mais de 40 empresas parceiras, de todo o mundo.
“Com as últimas parcerias firmadas, com o objetivo de oferecer o melhor em soluções na área de transmissão e contribuição, de fato, a LineUp se tornou uma empresa com capacidade em soluções end- to-end (da recepção, captação/ produção à transmissão).”
Dentre as novidades disponíveis para exposição no estande da LineUp, durante o SET EXPO 2015 estarão estrategicamente posicionados Snell/Quantel, Lawo, IHSE, Junger, Quintech, Aspera, Front Proch, Aveco, Traffic Sim, Advantech, AEQ/KROMA e Axon.

Aspa Stagetec Brasil

Pelo 5º ano consecutivo, a Aspa Stagetec Brasil estará presente no SET EXPO. Este ano serão apresentadas as principais novidades da companhia, como a Delec Oratis Compact, a mais nova matriz digital de comunicação compacta, ideal para projetos de pequeno e médio porte que também pode ser conectada aos demais painéis de comunicação da série Oratis, além de fornecer uma interface para o protocolo DANTE.
É o sistema ideal para as emissoras, pois além de seu tamanho reduzido, oferece uma máxima densidade de conexões. A configuração é realizada através do software de controle que pode ser instalado em qualquer computador padrão, mas que não é necessário para a operação do sistema.
O console de áudio digital Stagetec Crescendo, ideal para produções broadcast, com acesso direto aos parâmetros do canal, surround 5.1, downmix, 300 canais de entrada e 128 buses de saída.
O sistema de UP Mix Tool, ISOSTEM, a solução para tornar os sinais estéreo em surround Sound em tempo real, e o mais novo roteador de sinais de áudio com capacidade de 8K de sinais por Base Device, Stagetec NEXUS 8K.

Sony Brasil

ASony Brasil apresentará no SET EXPO 2015 soluções voltadas para a captação em 4K. Assim estarão disponíveis os seus equipamentos para produção de conteúdo em 4K ao vivo com destaque para a câmera PMW-F55 – 4K LIVE, mesmo sistema utilizado pela FIFA para a captação e transmissão de imagens em 4K, durante os três jogos da Copa do Mundo produzido com esta tecnologia. A câmera estará no estande exposta junto aos adaptadores CA4000 e BPU-4000.
Outro dos destaques será a HDC-4300, primeira câmera do mundo a usar três sensores de 2/3 de polegadas 4K. Ele suporta as mesmas lentes B4-mount, bem como os mesmos equipamentos para controle das principais câmaras da série HDC-2000 da Sony. Com isso o usuário tem a mesma flexibilidade e as mesmas configurações existentes intercambiáveis entre os sistemas HD e 4K.
Ainda solução Wireless para Camcorders. Um dos novos produtos que fazem parte desse fluxo de trabalho é a estação de rede PWS-100RX1, compatível com as filmadoras Sony XDCAM atualmente utilizados pelas emissoras de todo o mundo. O PWS-100RX1 vem com algoritmos originais Sony que ajustam automaticamente larguras de banda e tamanhos de buffer para coincidir com as características da transmissão sem fio, tecnologia que ajuda a manter a integridade de vídeo e áudio durante as transmissões.
Por outro lado a câmera PXW-FS7 XDCAM possui um design de alça ergonômica para manuseio e operação fáceis, o que a torna ideal para operação por uma só pessoa em situações onde a extraordinária flexibilidade de seu sistema de lentes de montagem α e lentes intercambiáveis compatíveis podem ser aplicadas em sua máxima potencialidade.
A PXW-FS7 possui sensor Exmor CMOS 4K de Super 35 mm e suporte para filmagens em 60p ou Full HD com altas taxas de quadros de até 180 fps (quadros por segundo). As opções de formatos de gravação incluem XAVC, que é compatível com gravação 4K 60p, Full HD 60p ou 4:2:2 de 10 bits, assim como formato MPEG-2 HD 422 utilizado por várias emissoras em todo o mundo.

Pavilhão Britânico

Um grupo de empresas de tecnologia de mídia britânicas farão parte do Pavilhão Britânico no SET EXPO 2015, com apoio do UK Trade & Investment, patrocinadas pela techUK e gerenciadas pela Tradefair.
Segundo a Tradefair, a Grã-Bretanha tem exercido um papel inovador em tecnologia de mídia e difusão nos últimos 100 anos. As empresas deste grupo refletem a ampla variedade de habilidades, tecnologias e produtos necessários para atender aos atuais produtores de conteúdo, emissoras e provedores de serviços.
A entidade britânica afirma que o Brasil continua a ser um local importante para empresas britânicas estabelecerem e firmarem vínculo com empresas de difusão e mídia no país. Estarão presentes as seguintes empresas: Adder Technology Ltd, ETL Systems, Novella Satcoms Ltd; Object Matrix Ltd; Peak Communications Ltd; QLS Distribution; RT Software; SGL; techUK, TSL Products; Vocality International.