TV TEM seleciona o Eutelsat 65 WA

Contrato plurianual impulsionado pela cobertura do satélite para distribuir seu conteúdo após reorientação da banda C planejada no país

Rodrigo Campos, diretor-geral da Eutelsat no Brasi/ Foto: Fernando Moura

A TV TEM, afiliada da Globo, assinou um contrato plurianual com a Eutelsat Communications para o provimento de capacidade no satélite Eutelsat 65 West A para distribuir sua programação em sua região de concessão no estado de São Paulo.

A parceria permitiu que a emissora migrasse seus canais da banda C tradicional (3,7 GHz a 4,2 GHz) para a banda C planejada (4,5 GHz a 4,8 GHz) no satélite Eutelsat 65 West A, possibilitando a limpeza da banda C tradicional para implantação do 5G no Brasil, afirma a multinacional francesa em comunicado. A TV TEM possui a maior área de cobertura do estado de São Paulo, com 318 municípios em uma região de 8,3 milhões de habitantes, cerca de 49% da população do interior do estado de São Paulo

A operação ocorreu por meio da solução “Banda C Planejada”, desenvolvida para oferecer às emissoras brasileiras um procedimento simples para adaptar ou substituir equipamentos, e reapontar as antenas para a posição orbital 65ºO, concluindo a migração  para cerca de 300 sites em menos de 45 dias, informou a Eutelsat.

Rodrigo Campos, diretor da Eutelsat do Brasil, disse estar feliz por “dar as boas-vindas a TV TEM no Eutelsat 65 West A. Nossa “Solução de banda C” oferece uma integrada e rentável proposta para as emissoras brasileiras que necessitam migrar seus sinais para além das frequências inferiores da banda C, oferecendo uma cobertura incomparável no mercado brasileiro”.

Ewerton Maciel, diretor de Tecnologia da TV TEM, disse: que a emissora “possui uma operação de satélite robusta com uma diversidade de locais de transmissão e controle automático de potência para atender os espectadores que exigem um serviço premium com a mais alta qualidade de recepção. A Eutelsat entendeu perfeitamente os desafios regulatórios e tecnológicos dessa migração e temos o prazer de confiar neles como parceiros”