TV Cultura amplia seu alcance com novo transmissor

Emissora educativa paulista coloca em operação esta sexta-feira, 4 de dezembro, um novo transmissor da Rohde & Schwarz, propiciando que atinja a marca de 2 milhões de novos telespectadores na Grande São Paulo, além de uma economia considerável em energia elétrica

Como parte de projeto de alcançar mais cidades no Estado de São Paulo, a TV Cultura adquiriu e coloca em operação um novo transmissor da linha Rohde & Schwarz THU9 Evo de alta potência e alta eficiência.

Em entrevista à Revista da SET, Diretor Técnico da TV Cultura, Nelson Faria Júnior, com a medida a emissora fará uma economia mensal de aproximadamente R$ 30 mil em energia elétrica, já que “economia energética se dá pela alta eficiência em seus amplificadores de potência (Doherty), tendo um consumo menor para gerar a mesma potência”.

Em termos de potência, o novo transmissor, explicou Faria, passa dos 10 KW atuais para 19 KW o que permitirá que o alcance do sinal de TV da emissora seja maior, “atendendo às pessoas que atualmente se encontram em áreas de sombra, atingindo cerca de 2 milhões a mais de telespectadores”. Faria, quando consultado pelo sinal multicast  da emissora, disse que “a multiprogramação vai ter o mesmo alcance, junto com o sinal da TV Cultura”.

Transmissor

“O THU9 Evo fornecido pela Rohde & Schwarz operará em 19kW, sendo um dos mais potentes da Cidade de São Paulo e do Brasil”, afirmou Eduardo Distler, gerente de vendas broadcast da Rohde & Schwarz do Brasil, e comentou que a escolha da TV Cultura é importante para a empresa porque esta “implementação do THU9 Evo por parte da TV Cultura muito nos orgulha e consolida, ainda mais, a liderança da empresa no mercado de alta potência no Brasil e, em especial, na cidade de São Paulo, onde se encontram os transmissores mais potentes do país”.

Isso, explicou Faria, faz que o novo modelo tenha o “dobro da potência do atual, equivalente aos transmissores de grandes emissoras. O transmissor irá operar com alta eficiência, 80% maior que o atual”.

Melhorias

Torre da TV Cultura, situada na Av. Dr. Arnaldo no bairro do Sumaré em São Paulo / Foto: TV Cultura

Nelson Faria explicou à reportagem que “a melhoria ficará concentrada na Área Metropolitana da cidade de São Paulo, que é atendida pelo sistema de transmissão do canal 24 no bairro do Sumaré/SP”, porque segundo o executivo, “haverá melhoria nos parâmetros técnicos de codificação e transmissão dos sinais, como o MER (Modulation Error Rate), que contribui para a recepção com melhor qualidade do sinal”.

Em termos de antena não haverá mudança, já que “a antena atual foi preparada para este aumento de potência, com alteração no tilt elétrico que sai de 0,5° para 1,5°”.

Vinheta roteirizada por Boni

Para celebrar o início da operação do novo transmissor, a partir do dia 4 de dezembro, a Cultura leva ao ar a primeira vinheta em SimulD da televisão, roteirizada por Boni e desenvolvida pela designer Ruth Reis em parceria com a empresa Blend 3, com animação de Juan Diáz. O SimulD é um processo de produção em 3 D real, que permite que o efeito 3D seja percebido na televisão sem o uso de óculos.

 

Por Fernando Moura, em São Paulo