Sony lança câmera Alpha 7S III

Equipamento  permite gravação 4K120 com baixa luminosidade. Novo sistema de processamento de imagens  consiste em dois processadores diferentes que aprimoram o desempenho e velocidade de processamento até 8 vezes

A Sony apresentou a sua nova câmera mirrorless full-frame Alpha 7S III, uma versão totalmente renovada do sistema da série “S”, com sistema de montagem tipo E, que inclui mais de 50 lentes compatíveis com toda a série Alpha, mas também com as câmeras de vídeos de alta capacidade.

A câmera chega com orecém-desenvolvido sensor CMOS Exmor R retroiluminado da Sony com uma resolução de 12,1 megapixels.  Assim, a  Alpha 7S III permite gravações em 4K em até 120 frames e Full HD até 240 frames, assim como a profundidade de 10 bits. A amostragem de cor 4:2:2 está disponível em todos os formatos de gravação em 4K ou Full HD, “oferecendo maior qualidade de pós produção. Com a câmera também é possível alternar entre os modos de captura normal, no qual o arquivo é gravado com alta taxa de quadros, e posteriormente editado para modos de SLOW (câmera lenta) e o formato S&Q que já entrega um arquivo pronto com maiores taxas de bitrate. Toda essa capacidade aumenta exponencialmente a criação dos produtores de conteúdo”, afirma a empresa em comunicado.

A câmera oferece ainda uma variedade de formatos de gravação que se adaptam a todos os tipos de uso e produções, sendo capaz de alternar os modos de gravação LONG GOP e ALL IN, que alternam entre si uma menor ou maior capacidade de transmissão de dados que afetam diretamente o fluxo de trabalho e armazenamento de seus arquivos. Como exemplo, será possível captar 4K120p, 10bit, 4.2.2, em LONG GOP a 280Mbps internamente em um cartão SD de alta capacidade que permitirá um fluxo de trabalho mais leve, até um formato 4K ALL IN que pode chegar até 1200Mbps.

A Alpha 7S III permite a saída de RAW não processado de 16 bits para um dispositivo externo através de HDMI, até 60p. Um terminal HDMI “Tipo-A” proporciona uma ligação mais segura com compatibilidade simples com outros dispositivos HDMI. A Alpha 7S III acrescenta a gravação em formato XAVC HS utilizando o codec HEVC ou H.265 que oferece quase o dobro da eficiência de compressão.

A câmera inclui ainda a estabilização de imagem óptica de 5 eixos, significativamente melhorada com adição do novo Modo Ativo dedicado à captação de filmes e que mantém a qualidade 4K. Ela oferece uma filmagem muito mais suave e estável, especificamente quando são utilizadas as lentes nativas da Sony.

Desempenho e velocidade

O desempenho em situações de pouca luz foi melhorado para, em média, 1 ponto ou mais na gama de ISO médio a elevado, em gravação S-Log3. O alcance dinâmico pode chegar até 15 stops. Já para a gravação de filmes, permite captar maior escala entre sombra e realce de luz, em diferentes cenas e condições para a gravação, oferecendo também excelente flexibilidade durante o processo de pós-produção.

Além da lendária Sensibilidade da série S, a “velocidade” da 7S III foi melhorada. O novo sensor de imagem oferece o dobro da velocidade de leitura de dados com um novo sistema de focagem automática híbrido com detecção de fase (759 pontos) + contraste (425 pontos) de plano focal. Assim como em outros modelos atuais da linha, essa combinação oferece maior velocidade e precisão de autofoco. Adicionalmente, esse sistema de foco pode ser operado em sua plenitude em todos os modos de foto e vídeo que a câmera oferece, portanto você poderá aproveitar todo esse potencial em todas as ocasiões.

Inteligência Artificial

A câmera possui inteligência artificial Real-time Eye AF, exclusiva da Sony, “aperfeiçoada para um desempenho 30% superior. O produto também inclui a função de Rastreio em tempo real, com o toque de um dedo, ou seja, você terá todo o controle de foco ao seu alcance. Além disso, também é possível ajustar a velocidade e a sensibilidade do sistema de AF, que oferece transições mais suaves”.

Áudio e armazenamento

Adicionalmente, a multi-interface (MI shoe) da câmera permite uma interface áudio digital para uma qualidade de áudio profissional.” O sinal de áudio é digitalizado no microfone e diretamente transferido para a câmera em formato digital, sem necessidade de fontes de alimentação ou cabos de ligação externos. Quando o adaptador XLR-K3M é ligado através do suporte MI, esta combinação oferece-lhe a opção de gravação avançada de 4 canais, 24 bits, em áudio PCM Linear internamente na câmera”.

O sistema de armazenamento é composto por 2 slots compatíveis com 2 tipos de cartão: o cartão SDXC UHS II, já conhecido dos usuários atuais, e os primeiros cartões de memória “CFexpress Type A” do mundo. Estes foram desenvolvidos para câmeras de última geração para garantir uma velocidade e qualidade elevadas quando é necessária uma escrita de dados volumosa, por exemplo, na gravação 4K 120p All-Intra. Graças ao seu tamanho compacto, não são necessárias slots dedicados, por isso, cada compartimento de cartão é compatível com cartões SD e “CFexpress Type A”. O novo e compacto cartão CFexpress Type A oferece uma velocidade de escrita de 700MB/s, velocidade de leitura de 800 MB/s e está disponível nas versões de 80GB e 160GB. Adicionalmente, estará disponível um novo leitor de cartões CFexpress Type A e SD.

Por Fernando Moura, em São Paulo