Integração dos padrões da TV 3.0 em toda a América traria benefícios econômicos e regulatórios

Mesmo em diferentes estágios nos países, internacionalização do padrão poderia beneficiar polos produtores e auxiliar em emergências 

Além de discutir a implementação da TV 3.0 no Brasil, o Congresso do SET Expo 2025 também discutiu a possibilidade de integração dos padrões em toda a América, do Alasca à Patagônia, nesta segunda-feira (18). Além de compartilhar tecnologia, os países poderiam ter benefícios econômicos e regulatórios com a padronização da nova geração da televisão.

“Polos produtores como a Amazônia, compartilhando a mesma cadeia de suprimentos, geraria redução de custos para fabricantes e telespectadores. Outra vantagem é em segurança e emergências, com envios de alertas em todas as Américas, simultaneamente, para situações urgentes”, afirmou Raymundo Barros, presidente do SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre).

O mercado da TV aberta está em diferentes momentos em cada país. Nos Estados Unidos, por exemplo, 8% das casas têm apenas TV aberta, enquanto no Brasil, quase 60% estão na mesma situação. “Alguns países começaram a transição depois ou estão em estágios diferentes, mas faz parte do processo natural quando envolve muitos países”, assinalou.

Madeleine Noland, presidente da The Broadcast Standards Association (ATSC), apresentou cases de diversos países que já iniciaram a transição para a nova geração da TV, tais como Coreia do Sul, Jamaica, Trinidad e Tobago, e Estados Unidos. 

“Ao contrário dos outros países, um dos principais uso da TV 3.0 nos Estados Unidos, é para data casting [inserção de informações extras no fluxo de dados da transmissão], que é a principal fonte de receita com propagandas, substituindo a receita que vem sendo perdida com a TV por assinatura”, explicou Noland.

Os painelistas destacaram que a internacionalização depende principalmente de cooperação técnica e política internacional, com acordos de livre comércio, opções de financiamento com taxas diferenciadas para construção da rede, flexibilidade e incentivos governamentais, além da unificação nas comunicações e representações de todos os países envolvidos nas discussões.

Sergio Eduardo Di Santoro Bruzetti, assessor de planejamento de engenharia da RecordTV, foi o mediador do painel. O Congresso do SET Expo 2025 segue até a quinta-feira (21) no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. A programação conta com palestrantes de renome e temas em alta no mercado de broadcast, mídia e entretenimento.