Séries transmitidas no Facebook Live com equipamentos Blackmagic

“Live on the Lanes” utiliza URSA Broadcast e ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K

A Blackmagic Design que a produtora Live X, baseada na cidade de Nova Iorque, utilizou um fluxo de trabalho completo da Blackmagic Design, incluindo a URSA Broadcast, o ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K e a Micro Studio Camera 4K, para criar e transmitir ao vivo a série de partidas de boliche “Live on the Lanes” para a maior operadora de boliche de dez pinos do mundo, Bowlero Corporation.

Fornecendo um serviço completo de design, produção e transmissão, a Live X trabalhou com seu cliente, So They Went Productions, para criar a série para a marca Bowlero da Bowlero Corporation. Com mais de 300 centros de boliche pelo país e operando sob quatro marcas de boliche, a Bowlero Corp oferece diversão para todas as idades, incluindo entretenimento interativo e imersivo, como boliche retroiluminado, fliperamas, jogos de tiro a laser e criações culinárias que são um show.

Para chamar a atenção da geração de jovens dos tempos atuais, a Live X produziu uma série de partidas de boliche de cinco episódios, “Live on the Lanes”, transmitida diretamente no Facebook Live. Sarah Pribis, uma das apresentadoras do popular jogo de perguntas e respostas “HQ”, também apresenta “Live on the Lanes”. Cada episódio tem mais de 500.000 visualizações e, além da produção da série, a Live X promove a participação dos visualizadores em casa com prêmios em dinheiro.

O produtor principal e cofundador da Live X, Corey Behnke, sabia que filmar esta série seria um desafio incomum, pois a equipe queria chegar o mais próximo possível das duas pistas de ação, porém usando equipamentos mais compactos. Corey optou por cinco unidades Micro Studio Camera 4K, duas para filmar as pistas e duas para os pinos, assim eles poderiam captar cada strike, gutterball e tudo mais entre uma jogada e outra. Uma Micro Studio Camera 4K ficou responsável por captar o grupo de jogadores que assistia à ação e esperava sua vez de jogar.

O produtor também incorporou três URSA Broadcast, duas como câmeras portáteis de ação principal, com a terceira em um tripé captando a apresentadora, equipada com um teleprômpter e um URSA Viewfinder. “Amamos usar a URSA Broadcast do jeito que ela foi feita para ser usada”, disse Corey. “Para um evento ao vivo como a transmissão de um jogo no Facebook, a combinação da URSA Broadcast e do ATEM foi perfeita. Depois de configurar o controle, você consegue gerenciar tudo da parte frontal, o que é essencial em uma situação ao vivo.”

A Live X usou um ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K e fez o controle com o ATEM 1 M/E Advanced Panel, com discos de cores no estilo do DaVinci Resolve integrados para obter o tratamento de cores e o controle de todas as câmeras simultaneamente, em tempo real. Também usaram o mecanismo gráfico personalizado da Live X, o qual recebeu o preenchimento de chave no switcher. “Foi muito útil poder utilizar o ATEM dessa forma. Foi possível mostrar o placar, o terço inferior e as animações do boliche. A capacidade de aplicar preenchimento de chave com o ATEM nos ofereceu novas possibilidades.”

“Graças ao ATEM, tivemos sinalização nas câmeras URSA Broadcast, e foi muito útil”, disse Corey. “E com o sensor no tamanho de 2/3 de polegada, quando usamos o encaixe B4 4K nas câmeras URSA Broadcast, ficou fácil encaixar as lentes, independentemente de serem nossas ou alugadas. 2/3 é bem comum nesse ramo, então facilita muito.”

Nove HyperDeck Studio Pro foram usados para a gravação das alimentações de cada câmera, bem como da saída de programa geral. A Live X ainda enviou uma saída de alimentação de programa do ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K através de duas unidades Teranex Mini SDI Distribution 12G, o que permitiu enviar a alimentação para cada uma das oito câmeras, proporcionando controle CCU. E mais, Corey fez uso de dois monitores SmartView 4K para monitorar a saída da alimentação de programa do ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K.

“Esses produtos foram feitos para eventos ao vivo. É fácil combinar as câmeras e tudo funciona em conjunto sem a necessidade de combinações de painéis de controle adicionais. Outro elemento determinante na nossa escolha foi o fato de que a Blackmagic Design oferece tecnologia à prova do tempo para 12G-SDI. A internet tem resolução mais alta que a televisão, e nossos clientes querem 1080p30, que foi como filmamos “Live on the Lanes”. Nossos clientes não precisam necessariamente do 4K ainda, mas uma hora vão e é excelente já estar pronto para isto.”