SET SUL 2015: Precisamos mão de obra para realizar a interiorização

Yasutoshi Miyoshi (Hitachi)

Yasutoshi Miyoshi (Hitachi)

O primeiro dia do SET SUL 2015 continuou com a palestra de Yasutoshi Miyoshi (Hitachi) que debateu “soluções técnico-econômicas para a interiorização da Televisão Digital”, analisando o processo de desligamento analógico no país.

Ele disse que um dos principais problemas da interiorização é falta de “mão de obra qualificada o que gera demanda reprimida. Isso nos preocupa muito porque a cada ano vamos perdendo oportunidades”.

Miyoshi explicou como com o cronograma de desligamento analógico em curso, o Brasil vive hoje o desafio de ampliar a cobertura da TV Digital nos municípios de menor porte, o que denominamos a “Interiorização Digital”. Diante deste cenário, ele levantou algumas questões técnicas e econômicas em debate para estabelecer estratégias para a viabilização do cronograma.

Para o executivo a ampliação da cobertura digital precisa “de alguns mecanismos de incentivos e da liberação de receptores que sejam aptos a receber o sinal”. Na palestra Miyoshi explicou as diferentes formas de interiorização digital e quais as suas principais diferenças, vantagens e desvantagens, e qual o volume de sinal que é preciso transportar.

O executivo da Hitachi finalizou sua palestra dizendo que é preciso estudar a interoperabilidade dos compressores BTS e com ele, “tentar gerar padronização” que “nos permita criar estândares que ultrapassem produtos e marcas”.

O SET SUL 2015, Seminário de Tecnologia de broadcast e novas mídias Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, entre outros.

O seminário se realiza nos dias 12 e 13 de Maio de 2015 em Curitiba, Paraná, das 9:00 às 19:00H na Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná, e conta com a parceria Institucional: RPC TV/Universidade Positivo.

Confirma a programação completa em:

https://www.set.org.br/eventos_regionais_sul.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Curitiba