SET SUL 2015 debate Novas Mídias

Dimas Dion (ERA TRANSMÍDIA/ SET)

Dimas Dion (ERA TRANSMÍDIA/ SET)

Dimas Dion (ERA TRANSMÍDIA/SET) explicou aos presentes o trabalho realizado pelo grupo “Novas Mídias” da SET e as tendências em conectividade e comportamento do usuário na TV Digital. Ele trabalhou o conceito de “novas mídias”, e os instrumentos de engajamento utilizados por algumas emissoras no Brasil.

Dion explicou o trabalho do GRUNOMI (Grupo Novas Mídias) mediante a apresentação de alguns highlights e overviews detectados para romper os desafios da tecnologia e colaborar com a construção dos novos papéis dos radiodifusores.

O especialista da SET/Era Transmídia explicou aos presentes os problemas que enfrenta o usuário na hora de comprar um aparelho de TV porque não está claro para ele “a universalidade e a gratuidade” da TV aberta no Brasil.

Ele ainda explicou o que o “Grupo de Novas Mídias” está analisando nos mais importantes eventos tanto nacionais como internacionais com o trabalho desenvolvido no RioContentMarket, no Campus Party, na Nabshow 2015, entre outras.” Na NAB verificamos que as soluções para novas mídias e para web TV está aumentando no universo broadcast ”, e para isso deu soluções de produções web que trabalham conceitos que em algum momento foram “só do ecossistema broadcast”.

Dimas afirmou que o cenário para as emissoras mostra que o aparelho de TV com a presença da SmarTV se transforma em uma ameaça a audiência já que a interatividade não deve interromper a audiência televisiva. Assim, disse, que é preciso desenvolver soluções em aplicações móveis que garantam “que a atenção flutuante da audiência no celular converja para o aplicativo da programação; que garanta, caso o conteúdo seja envolvente, que não troque de canal; e que a retenção da atenção dos públicos por mais tempo fora do horário da programação é fundamental para manter o público interessados em novos conteúdos”.

O SET SUL 2015, Seminário de Tecnologia de broadcast e novas mídias Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, entre outros.

O seminário se realiza nos dias 12 e 13 de Maio de 2015 em Curitiba, Paraná, das 9:00 às 19:00H na Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná, e conta com a parceria Institucional: RPC TV/Universidade Positivo.

Confirma a programação completa em:

https://www.set.org.br/eventos_regionais_sul.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Curitiba