SET SUL 2015: Antenas digitais em torres de RTVD

Daniel Conti (Transtel)

Daniel Conti (Transtel), apaçã

Daniel Conti (Transtel) disse no início da sua palestra que hoje “temos de ver as demandas e o que se deseja de uma antena”. Assim a palestra tratou os modelos de antenas e da incerteza associada a TVD.

A palestra “Interiorização DTV, antenas digitais, influências das torres e aplicações” discutiu a utilização de antenas para aplicações em interiorização RTVD, desvios de especificações, cuidados quanto a influência da torre e desenho de gap-filler sob a ótica da antena.

Ele disse que a antena merece atenção porque ela é um “adaptador de impedâncias. É um transdutor de energia que realiza a adaptação de impedâncias e opera irradiando sinais” com “largura de faixa e polarização”.

Conti fez a diferenciação entre uma antena e uma torre afirmando que “toda estrutura de sustentação pode utilizada como antena”. Assim, ele explicou as formas de aferir as propriedades da antena.

Outra questão tratada por Conti foi como proceder com as towerless e realizar o gerenciamento de cobertura, gerenciamento de robustez “que é o consumo da “margem” do equalizador na recepção que modifica a área de cobertura”. Ainda foi explicada a utilização do “Gap Filler” e os ganhos que com a instalação de este equipamento podem gerar. Para finalizar o executivo explicou as vantagens da polarização vertical e como ela ajuda na hora de transmitir sinais.

O SET SUL 2015, Seminário de Tecnologia de broadcast e novas mídias Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, entre outros.

O seminário se realiza nos dias 12 e 13 de Maio de 2015 em Curitiba, Paraná, das 9:00 às 19:00H na Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná, e conta com a parceria Institucional: RPC TV/Universidade Positivo.

Confirma a programação completa em:

https://www.set.org.br/eventos_regionais_sul.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Curitiba