SET e TRINTA: O HDR na captação de imagem

Em uma indústria que avança a passos largos na captação e na qualidade de imagem, a SONY Brasil trouxe ao SET e TRINTA 2016 um tema importante: o HDR (High Dinamic Range), a cor e as suas diferentes gamas.

Erick Soares, engenheiro de Suporte a Vendas da Sony Brasil, explicou a diferença entre espaço de cor e HDR em sua palestra no SET e Trinta 2016 e afirmou que os broadcasters têm de “pensar na qualidade, mas também, no espectro de cor Rec.2020 com uma riqueza de preservação maior, que, associada ao HDR, aumenta o volume de cor e a sensação de realidade”.

O desafio é “garantir a preservação do HDR em toda a cadeia de produção e, com ela, garantir o range dinâmico que o olho humano pode enxergar”, destacou o representante da Sony.

“Hoje, as câmeras trabalham em até 14 stop e, por isso, a mudança na captação é drástica. Agora, é preciso ter dispositivos que possam colocar na tela o que a captação de imagem possui. Precisamos pensar na cadeia de produção e em como transmitimos, ou seja, em como preservamos a cor”, completou Soares, afirmando que objetivo é o range dinâmico.

O palestrante alertou, também, que o que muda é o sistema de SRD, porque a imagem foi optimizada para a faixa de luz da tela. Precisamos “aumentar a luminância do dispositivo. No HDR temos de ter a imagem de princípio ao fim (9,00) com luminosidade preservada e sem compressão”, ponderou.

Assim, a grande discussão da indústria está no padrão de transmissão que hoje está moldada para a transmissão SDR. “Estamos discutindo o OETF (SPMTE ST 2084) e EOTF (ITU-R /AIR STD B67) e como são combinadas as curvas de transmissão que tem a ver com como representamos a luz em uma tela”.

Neste contexto, a proposta da Sony é ter uma cadeia completa de produção com um workflow completo em 4K HDR BT.2020 S-Log3 para “desta forma preservar a cadeia de produção e nela o HDR que é o grande diferencial da tecnologia atual”, concluiu Erick Soares.

Acompanhe todas as palestras na Revista da SET.

Veja mais na edição especial da Revista da SET de Abril de 2016

Transmissão ao vivo desde a NAB 2016

A Revista da SET acompanhando as tendências tecnológicas inovadoras, irá utilizar o aplicativo Periscope, que possibilita transmissão de áudio e vídeo em tempo real, em sua cobertura no Congresso da NAB e NabShow diretamente de Las Vegas nos Estados Unidos.

Para poder acompanhar as transmissões o interessado deverá adquirir gratuitamente o aplicativo em sua loja IOS ou GooglePlay.

Outra forma de acompanhar é seguir a conta do Twitter da revista: @Revistadaset, pois assim a cada início de transmissão uma notificação será enviada para o usuário.

 

Por Fernando Moura em Las Vegas. Edição em São Paulo, Gabriel Cortez

Post Tags: