SET e TRINTA: Empresas precisam investir em COTS, produções IP ao vivo e aplicativos virtualizados

A manhã do segundo dia da 25ª edição do SET e TRINTA começou com a palestra “A abordagem da SAM para infraestrutura de transmissão de sistemas baseados em IP e playout virtualizado”, de David Tasker, VP de Sistemas e Tecnologia da Snell Advanced Media (SAM).SET eTrinta 2016

O expositor mostrou como a empresa trabalha a infraestrutura baseada em IP e argumentou que as emissoras precisam analisar a possibilidade de investir em hardware common-off-the-shelf (COTS), produção de vídeo ao vivo baseada em IP e aplicativos virtualizados que suportem os requisitos crescentes de transmissão de TV.

Tasker afirmou que estas novas tecnologias oferecem soluções escaláveis para expandir canais lineares, acrescentando novos playouts de mídia, nos quais seja possível conviver com estruturas SD, HD e UHD.

Na opinião do representante da SAM, a indústria está em um processo de migração para o IP, mas esse processo deve ser analisado adequadamente e funcionar de uma forma que permita a interoperabilidade, e com um padrão definido. Nesse sentido, a SAM analisou as diferenças entre o SMPTE 2020-6 e o VR-c3, segundo Tasker.

Outro dos pontos a se estabelecer, na visão do palestrante, é como fazer a compressão desse sinal e como ele irá trafegar pelas redes. “A SAM aposta em equipamentos agnósticos que possam trabalhar em SDI e IP tanto na entrada como na saída de vídeo”, explicou.

Neste momento, “a opção é por equipamentos com Software-defined e common-off-the-shelf (COTS)”, de acordo com o executivo da Snell Advanced Media.

Um outro aspecto analisados por ele foram as nuvens pública e privada. Para Tasker, cada emissora deve ver o que pode e o que necessita, mas, “muitas vezes, o modelo OPEX é o mais recomendável”.

No fim da apresentação, o VP da Snell apresentou os novos produtos da empresa com destaque para o switcher Kula lançado nesta edição da NAB.

Acompanhe todas as palestras na Revista da SET.

https://set.org.br/eventos_nab_programacao.asp?ano=2016SET e Trinta 2016

Transmissão ao vivo desde a NAB 2016

A Revista da SET acompanhando as tendências tecnológicas inovadoras, irá utilizar o aplicativo Periscope, que possibilita transmissão de áudio e vídeo em tempo real, em sua cobertura no Congresso da NAB e NabShow diretamente de Las Vegas nos Estados Unidos.

Para poder acompanhar as transmissões o interessado deverá adquirir gratuitamente o aplicativo em sua loja IOS ou GooglePlay.

Outra forma de acompanhar é seguir a conta do Twitter da revista: @Revistadaset, pois assim a cada início de transmissão uma notificação será enviada para o usuário.

Serviço

Evento: SET e Trinta/SET Breakfast @ NABShow

Datas: 18, 19 e 20 de abril

Horários: 6h30 às 9h40

Local: Sala N116, Pavilhão Norte

Veja mais na edição especial da Revista da SET de Abril de 2016

Por Fernando Moura e Francisco Machado Filho em Las Vegas. Edição em São Paulo, Gabriel Cortez

Post Tags: