Grupo Globo anuncia investimento na Pixellot para a produção de conteúdo esportivo com uso de Inteligência Artificial no Brasil

Investimento de R$ 13 milhões possibilitará a ampliação da cobertura esportiva de campeonatos e torneios nas plataformas Globo

O Grupo Globo e a Pixellot anunciaram parceria para ampliar a produção de conteúdo na cobertura esportiva com uso de Inteligência Artificial no maior mercado de mídia da América Latina, expandindo a cobertura esportiva de campeonatos e torneios em todo o Brasil. A parceria inclui um investimento de cerca de R$ 13 milhões do Grupo Globo na Pixellot.

O investimento na Pixellot e a instalação de seu sistema de inteligência artificial em estádios e centros esportivos no Brasil materializam a promessa do Grupo Globo de diversificar a oferta de conteúdos esportivos que, anteriormente, não estavam disponíveis ao público brasileiro. Como resultado dessa parceria, os fãs do esporte terão acesso a mais partidas e eventos ao vivo nas diversas plataformas de distribuição da Globo.

A tecnologia de inteligência artificial da Pixellot automatiza o fluxo de trabalho desde o local em que o evento esportivo é realizado até o espectador. Os sistemas combinam hardware e software: câmeras automatizadas capturam as imagens ao vivo enquanto algoritmos de autoprodução monitoram o fluxo da partida, atualizam o placar, identificam as jogadas mais importantes e inserem anúncios sem qualquer intervenção humana. Após esse processo, a Pixellot disponibiliza a filmagem da partida na internet e em plataformas para acesso via dispositivos móveis.

“Após analisar diversas tecnologias disponíveis no mercado, chegamos à conclusão que a Pixellot, além de ter a melhor tecnologia e capacidade de trabalhar em escala, também tem o portfólio de produtos que mais atende nossa cadeia de valor”, declarou Roberto Marinho Neto, diretor da Divisão de Esportes do Grupo Globo. “A Globo será capaz de produzir para novas verticais de conteúdos esportivos e incrementará a cobertura de futebol, que é a paixão nacional. Essa ampliação contemplará campeonatos e competições masculinas e femininas, bem como eventos semi-profissionais e esportes segmentados”.

Foto: Divulgação

“O investimento na Pixellot é mais um passo para concretizar nossa estratégia de nos tornarmos uma empresa mediatech com o uso de tecnologias que aumentem nossa capacidade de produção e distribuição de conteúdo. A Inteligência Artificial aplicada à visão computacional pode significar uma revolução em eventos esportivos e a Globo quer ser uma das empresas pioneiras nessa tendência”, afirmou Jorge Nóbrega, CEO do Grupo Globo.

Atualmente, o Grupo Globo é o detentor dos direitos de transmissão dos mais importantes campeonatos profissionais e das competições internacionais no Brasil, como a Copa do Mundo da FIFA, os Jogos Olímpicos, o Brasileirão Série A, Superliga de Vôlei, a Novo Basquete Brasil e a Copa CONMEBOL. O Grupo Globo integrará o grupo de atuais investidores da Pixellot. Dentre esses investidores estão Shamrock Capital, FirstIme, Baidu e Asahi Broadcasting Company, explicou a companhia em comunicado.

“Estamos muito felizes por anunciar essa nova parceria estratégica e o investimento feito pelo Grupo Globo, uma das maiores empresas de mídia do mundo”, declara Alon Werber, CEO da Pixellot. “O mercado brasileiro é repleto de milhões de apaixonados por todo tipo de esporte. A visão do Grupo Globo de ser pioneiro na revolução tecnológica da cobertura esportiva resultará em maior procura por serviços por parte dos espectadores e permitirá que a empresa rentabilize de todos os segmentos esportivos. Dessa forma, o Grupo Globo estará na vanguarda de um progresso incomparável na indústria esportiva da América Latina.”