SET: MISSÃO CUMPRIDA… E MUITO MAIS POR VIR

A grande responsabilidade de reunir e representar profissionais e empresas do setor de mídia e entretenimento, que faz parte da realidade da SET desde o seu surgimento há 35 anos, cria uma rotina de desafios que exigem de todos (equipe, diretoria, conselho) uma atenção a detalhes e dedicação. Afinal, um mercado em constante transformação pressupõe um amplo conhecimento das tecnologias de hoje e uma antecipação do que se apresenta para o futuro.
Os eventos da SET têm a finalidade de proporcionar as melhores condições para a difusão das informações e, consequentemente, a capacitação de todos os elos e níveis dessa complexa cadeia.
O SET EXPO é a maior representação dessa missão de reunir o mercado e oferecer as melhores oportunidades de atualização, desenvolvimento e contatos comerciais em um setor em franca evolução e ampliação de suas fronteiras.
A edição de 2023, realizada em agosto, foi um grande sucesso: mais de 14.000 visitantes, mais de 3.000 participantes no congresso, mais de 400 marcas representadas na feira.
Temas como os próximos passos da TV 3.0 e seus impactos na radiodifusão no Brasil e no mundo, as novas métricas de consumo de conteúdos audiovisuais, as aplicações de IA nesse fascinante universo do audiovisual, as crescentes preocupações com segurança de dados e informação, as atualizações e adaptações do ambiente regulatório são apenas exemplos do que se viu no congresso e na feira esse ano.
E não podemos deixar de destacar o foco nas peças que fazem essa engrenagem rodar: as pessoas.
Vários painéis, inclusive em palestras abertas ao público na Arena de Conteúdo SET Experience, abordaram questões relacionadas a carreiras, papel das mulheres na tecnologia, planejamento e desenvolvimento profissional, inclusão e muito mais.
O evento também teve um preocupação com as questões socioambientais, com a correta destinação dos resíduos gerados para reciclagem, processo que além de preservar o meio ambiente ainda gera empregos.
O SET EXPO 2023 também marcou o lançamento de mais um canal de comunicação com o mercado, o SETcast, que teve vários episódios gravados em um estúdio montado na feira.
Acompanhe o resultado desse trabalho no site e nas principais plataformas de podcast.
E as atividades da SET não param por aí. Acabamos de retornar de uma excelente participação no IBC 2023, em Amsterdam.
A SET marcou presença no maior evento do setor de broadcast, mídia e entretenimento da Europa com um espaço no Pavilhão do Brasil, e com a realização de um prestigiado coquetel no dia 17 de setembro (domingo).
Esse evento foi uma demonstração da efetividade das sólidas parcerias de SET com demais entidades e associações, sejam elas órgãos oficiais ou setoriais, que têm como finalidade, entre tantas, o desenvolvimento do mercado.
E vem muito mais por aí.
Participe de nossos eventos, como os próximos encontros regionais, SET Nordeste e SET Norte, e dos Grupos de Trabalho, incluindo o recém criado GT de Inteligência Artificial.
Associe-se à SET e acompanhe tudo isso de perto.
Acesse o site  set.org.br e obtenha todas as informações.

Boa Leitura!

Carlos Fini
Presidente da SET