Promover conexões para produzir e disseminar conhecimento

Chegamos a 2024 e a SET reforça a sua missão de produzir e disseminar conhecimento para o desenvolvimento do setor de Mídia e Entretenimento.
Em um ambiente em constante transformação, tecnologias vêm revolucionando o universo dos conteúdos audiovisuais. Sim, ainda existem peculiaridades de cada mídia, mas o que se vê é uma revolução generalizada em muitos processos, incluindo os modelos de negócios.
Assim como a SET, que reúne profissionais e empresas de uma área que já foi mais concentrada no broadcast, outras entidades têm ampliado suas abrangências e suas redes de conexões para se adequarem à nova realidade.
Em seus mais de 35 anos de atuação no mercado, a SET construiu sólidas relações com todas as esferas da sociedade que mantêm contato com a produção, distribuição e consumo de conteúdos audiovisuais, sejam empresas, entidades de classe e de ensino, instituições e órgãos oficiais, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Mais recentemente, essas conexões têm se fortalecido e se expandido.
Como um reconhecimento da representatividade da SET no setor de Mídia e Entretenimento, e da relevância de sua atuação, continuamos com participações em comissões e grupos de trabalho no Ministério das Comunicações, bem como em associações como o Fórum SBTVD. Mas estendemos as parceiras institucionais a associações brasileiras de anunciantes, de propaganda, de streaming, e às entidades estrangeiras que, assim como a SET, promovem eventos e produzem conteúdos focados nas novas tecnologias.
Um exemplo da importância da colaboração de SET com outras entidades é justamente o impacto de novas tecnologias nos modelos de comercialização de espaços publicitários nos meios de comunicação, como o modelo FAST e todas as mudanças que ocorrerão com a chegada da TV 3.0.
Tudo isso se reflete também nos Grupo de Trabalho da SET. É fundamental para nossa instituição manter grupos de discutam os temas da atualidade do setor, colaborando, cada um em sua área, com a definição de diretrizes e, mais uma vez, com a difusão de informações no mercado.
A Inteligência Artificial, por exemplo, é uma realidade em todas as indústrias, e já conta com um GT exclusivo para que os associados da SET se informem sobre as suas aplicações nos processos do setor. E aguardem: em breve será criado o Grupo de Trabalho dedicado à Produção Virtual.
O calendário de eventos da SET também proporciona aos participantes a oportunidade de se manterem atualizados sobre esses temas.
As edições dos SET Regionais, nas principais cidades do País, o SET:30 durante a NAB Show, e, claro, o  SET EXPO, no novo Distrito Anhembi, serão momentos de encontros e de novas conexões, para inclusive a realização de negócios.
Associe-se à SET, participe desses encontros e reforce as suas conexões.

Boa Leitura!

Carlos Fini
Presidente da SET