Pavilhão Brasileiro na NAB 2018 contará com 12 empresas
Pré-NAB 2018
Na décima segunda participação, SINDVEL e Apex-Brasil levam empresas brasileiras a Las Vegas, nos Estados Unidos
por Fernando Moura
Na edição 2018 da NAB Show, as empresas brasileiras levaram soluções inovadoras para atrair a atenção do público que passa pela feira. Neste ano, serão mais de 40 produtos e soluções de tecnologia apresentadas por Hitachi Kokusai Linear, TSDA, EiTV, Tecsys, Snews, ideal Antenas, Media Portal e Mirakulo.
Os expositores brasileiros apresentarão no Pavilhão Brasil, de 9 e 12 de abril de 2018, soluções para diversas áreas do mercado audiovisual com destaque, uma vez mais, para a TV Digital.
“A expectativa das empresas para a NAB Show é sempre promissora”, afirma o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (SINDVEL), Roberto de Souza Pinto. “A feira é uma excelente oportunidade de se relacionar com os maiores e melhores players do mercado mundial de radiodifusão, conhecer e acompanhar as tendências do mercado, estabelecer parcerias e abrir novas frentes de mercado, com significativo aumento de vendas. O Vale da Eletrônica, através do Projeto Os Eletroeletrônicos Apex -Brasil, coordenado pelo SINDVEL, é o responsável pela organização do pavilhão brasileiro na NAB, demonstrando e comprovando a importância e a força do evento para impulsionar os negócios, alavancando a nossa economia e gerando emprego e renda para o Brasil”.
O executivo explicou à reportagem da Revista da SET que a delegação está enquadrada no PS ELETROELETRÔNICOS BRASIL, que é um projeto formado por empresas que desenvolvem produtos, serviços e soluções com o objetivo de abrir novos mercados, consolidar e ampliar a atuação de empresas brasileiras nos mercados tradicionais, sobretudo através do incremento nas vendas de itens com maior valor agregado.
O projeto é gerido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o SINDVEL, instituição que congrega cerca de 150 empresas da cidade de Santa Rita do Sapucaí, estado de Minas Gerais, região mais conhecida como “O Vale da Eletrônica”.
Novidades
Um dos destaques do pavilhão brasileiro será o encoder de closed caption ENC50 da Showcase Pro, que insere em tempo real as legendas ocultas por reconhecimento automático de fala. “O áudio é extraído diretamente do próprio sinal de banda base HD/SDI, possibilitando uma transmissão com latência mínima dessa imprescindível ferramenta de acessibilidade”, afirmam os responsáveis da Showcase Pro, uma das expositoras do Pavilhão, que também fará o lançamento do Sentinel — sistema de monitoração em tempo real dos sinais da TV Digital. “O produto atua remotamente via navegador de internet, analisando os recursos de vídeo, áudio e closed caption, além de entregar parâmetros da recepção do sinal recebido. Envio de notificações dos problemas e geração de relatórios dos erros apresentados também são entregues pelo sistema”. O sistema de sinalização de emergência, EWBS — uma parceria com o Fórum Brasileiro de Televisão Digital, além de outras funcionalidades do IFN100, também fazem parte da divulgação dos produtos da empresa em Las Vegas.
Para a Biquad Broadcast, a participação na NAB SHOW é de extrema relevância, pois durante o evento “mantemos contato com o que o mundo oferece em soluções e produtos para o mercado de radiodifusão, ousando na capacidade de inovação ano após ano com o desenvolvimento de tecnologia de ponta através de produtos que possuem características singulares”, afirmou um dos executivos. A equipe da Biquad “está com excelentes perspectivas para o lançamento de seu novo produto durante a NAB 2018,” o processador de áudio digital com cinco (5) bandas de processamento em 1 unidade de rack, batizado de Punch. A solução é um processador de áudio digital DSP que pode ser configurado para uso em emissoras AM ou FM, e inclui opções de cards que podem ampliam as suas funcionalidades.
A empresa afirma que o Punch pode fornecer um som de “excelente Loudness e definição, aliado a todas as suas funcionalidades tornando-o único em sua categoria de preço com este tipo de tecnologia”.
O Inatel – Instituto de Ciência e Tecnologia de Santa Rita do Sapucaí – vai representar as ICTs brasileiras na NAB Show, oferecendo seminários gratuitos sobre o padrão ISDB-T de TV Digital no pavilhão brasileiro. As palestras serão diárias, com previsão de início às 10h, e terão os seguintes temas: ISDB-T Overview, ISDB-T Transmission Aspects, Overview of Video Compression Techniques, e ATSC 3.0 overview.
O Instituto que teve uma importante participação na pesquisa e desenvolvimento do padrão brasileiro de TV Digital, o ISDB-T, que presente em 19 países incluindo América Latina, África e Ásia, foi pioneiro na formação e capacitação em TV Digital de profissionais do setor de radiodifusão do Brasil e do exterior e, atualmente, oferece cursos de TV Digital customizados.
“A NAB Show é uma feira estratégica para o Inatel e também uma importante oportunidade de networking entre os ex-alunos da instituição que trabalham em empresas do setor em várias partes do mundo”, afirma o gerente de Desenvolvimento de Negócios, Leandro Guerzoni.
A VoiceInteraction Brasil é outra empresa que irá expor no Pavilhão Brasil. Alberto Issi, executivo da empresa, afirma que na área de monitoramento de mídia e controle de qualidade sobre conteúdos, os visitantes vão poder assistir a uma demo do MMS – Edição Broadcast, um sistema de gravação, armazenamento e acesso de vídeo combinado com ferramentas automáticas de transcrição, segmentação e indexação de programas de TV para gravação legal da própria emissão ou criação de arquivo com vários fins (auditoria, reemissão, criação de clips multiplataforma) com base em diferentes critérios (palavras-chave, oradores, áudio, grafismo de TV, legendas). Finalmente a SNews, que estará presente em dois stands, no Pavilhão Brasil e no Pavilhão principal #SL15110) demonstrando “como seus produtos automatizam os processos de uma emissora de TV. Os visitantes vivenciarão o workflow otimizado pelos sistemas de ANEWS, GC, TP, Neoexpress, e MAM, o que possibilitará com que o jornalista e o produtor elaborem o conteúdo e/ ou apresente um furo de reportagem ou breaking news em tempo real, garantindo que o material exibido seja exatamente como o planejado”, afirmou à reportagem da Revista da SET Katia Dias, coordenadora de Marketing da SNews.
Katia afirma que “a única preocupação do jornalista passará a ser narrar o fato, alocando assim os recursos com pessoal e tempo nos locais certos. Todo esse conteúdo produzido pela emissora será arquivado e gerenciado de forma simples e objetiva”.
Em 2017, explicou a executiva da empresa de Brasília, a SNEWS elaborou “um projeto trazendo o sistema de arquivamento e processamento em nuvem possibilitando as emissoras a acessarem seus conteúdos de forma rápida, instantânea e com qualquer dispositivo móvel. Assim, o profissional acessa seu conteúdo em tempo real e poderá alterar e consultar sua base de dados anyplace, anywhere, anytime. Este projeto é o desafio da automação que as emissoras estão vendo tornar-se possível com os produtos da SNEWS”.
Para Katia, é necessário que a indústria perceba que “a arquitetura das soluções atende aos padrões e melhores práticas já estabelecidos no mercado de TI e aos fundamentos do ambiente de broadcast que sempre exigiu disponibilidade, confiabilidade e escalabilidade”.