Canon lança a câmera EOS C700

SET Expo Parte II

“A tecnologia de captação vai avançar, o 8K vai se consolidar, a questão é como as emissoras vão ter orçamento para investir tanto em tão pouco tempo”, disse o gerente geral do departamento de vídeo profissional da Canon no Brasil, Ryan Kamata, à Revista da SET

A Canon mais uma vez foi um dos pontos de encontro dos visitantes do SET EXPO. Na edição 2017, os destaques foram a apresentação da sua linha de câmeras e lentes para produções de cinema e de broadcast em 4K. Entre as principais atrações, a EOS C700, um equipamento Super35 que permite a gravação interna de 4K ProRes e XF-AVC, pode gravar opcionalmente 4x Codex CDX-36150 capturando até 120 quadros por segundo em RAW descompactado.

O gerente geral do departamento de vídeo profissional da Canon no Brasil, Ryan Kamata, afirmou à Revista da SET que o lançamento no país da EOS C700 foi estratégico porque, segundo o executivo, com este equipamento “alcançamos mais importantes demandas de produção do mercado nacional”.

Kamata disse que o 4K já é uma realidade e a Canon precisa estar presente no mercado e garantir aos profissionais o melhor equipamento. “Esta câmera é ideal para produções de cinema e TV em 4K. É flexível e permite trabalhar em ambos mercados. Um dos problemas dos equipamentos atualmente é que são focados em um mercado, e não em ambos. Nosso objetivo é desenvolver equipamentos que possam abranger a produção audiovisual em 4K, sem delimitar-se a um setor”.

Outro dos destaques foi a apresentação da EOS C200, câmera de cinema ready-to-go que vem com um visor eletrônico embutido e uma variedade de acessórios, incluindo um monitor LCD de 4 polegadas, uma alça versátil e uma alça ergonômica. Pode gravar 4K RAW interno para um cartão CFast 2.0 no novo formato Cinema RAW Light.

Em termos de lentes, as novidades foram a Compact Servo 18-80mm T4.4 EF e, para broadcast, da 4K 2/3”. A primeira é uma lente de formato Super35 que combina o tamanho compacto (3.68” L x 4.22” A x 7.18” P) com peso leve (apenas 1,22 quilos). Já a linha de lentes broadcast 4K 2/3 polegadas, explicou Kamata, alcança um alto nível de resolução que atende à demanda de qualidade ótica 4K do centro às áreas periféricas do campo da imagem, passando por todo o intervalo de distâncias focais. “Utilizamos novos materiais de vidro e revestimentos óticos reduzindo as imperfeições cromáticas e monocromáticas praticamente para a metade”.