Bem-vindo ao SET EXPO 2018

Quando em 2013 tomámos a decisão de organizar diretamente o SET EXPO os desafios eram muitos e os receios imensos. Começava uma nova etapa, desafiadora e instigante, pois precisaríamos a aprender enquanto fazíamos e, principalmente construir uma equipe disposta a tocar este grande evento.
Cinco anos depois, os desafios continuam. Atravessamos uma das maiores crises econômicas deste país e continuamos avançando. Alguns desafios persistem e continuarão no horizonte da SET e dos seus associados, o desafio da inovação e desenvolvimento das pessoas que participam do grande mercado de mídia eletrônica no Brasil e na América Latina.
Este ano o SET EXPO objetiva mostrar ao mercado a necessidade de uma retomada de crescimento e que a inovação que faz parte do DNA da SET será cada dia mais desafiante como já o era há 30 anos quando um grupo seleto de profissionais sonharam a criação desta Sociedade.
Há um ano o desafio principal estava no desligamento da TV analógica no país, e hoje chegamos a um novo encontro com a maioria das capitais e grandes centros urbanos do país já digitalizados. O desafio contínua e a discussão hoje está concentrada nos esforços de operações em multiplataforma que debateremos intensamente no 30º Congresso de Tecnologia do SET EXPO.
Nesta edição especial da Revista da SET que preparamos para recebe-lo no SET EXPO, mostramos como a Rede Globo realizou uma importante demonstração da Copa do Mundo de Futebol em UHD onde foram discutidas as tecnologias utilizadas para transmitir os jogos das quartas de final em 4K e da semifinal em 8K.
Apresentamos um resumo dos destaques dos expositores da feira do SET EXPO na edição 2018. Uma reportagem especial sobre o andamento da indústria de TV paga no Brasil que analisou como os serviços de streaming podem ser complementares aos oferecidos pela TV por Assinatura.
Nesta edição lançamos uma nova seção, a Memória da Radiodifusão, na qual teremos insights sobre o passado da TV no Brasil ao longo dos 30 anos da SET. Outros artigos importantes de nossos colaboradores mostram o lançamento do livro Brasil 4D, discutem os “Padrões e avanços da televisão digital no mundo” e o debate sobre o futuro dos codificadores “HEVC, VP9, AV1”. E uma interessante análise da SMPTE sobre “Monitoramento da Qualidade de Vídeo em um ecossistema com DIVERSE HDR”. Não apenas mais pixels, mas pixels melhores!

Aproveite nosso evento deste ano e uma Excelente Leitura!

Claudio Younis
Vice-Presidente da SET