A SET sempre presente

A SET tem muito a celebrar. A cada evento bem-sucedido, a cada reunião dos grupos de trabalho, a cada encontro com órgãos oficiais e outras entidades, a cada novo negócio gerado pela nossa rede de contato, temos a certeza que estamos no caminho certo: produzindo e disseminando conhecimento, e colaborando para o desenvolvimento do setor de Mídia e Entretenimento.
Quando nos deparamos com um marco do tempo, temos a reação, quase automática, de olhar para trás e dizer, com orgulho: quantas coisas legais já fizemos!
No dia 25 de março, a SET completou 35 anos de atividade. Em todos esses anos, acompanhamos e participamos ativamente das principais transformações nas áreas de broadcast, televisão e rádio, incluindo as ondas mais recentes que trouxeram novas telas e plataformas de streaming OTT que estão revolucionando o consumo de conteúdo audiovisual.
Em 2023, o evento mais tradicional da SET, o SET:30, chega à sua trigésima edição. Isso mesmo. São 30 anos reunindo o mercado brasileiro durante a NAB Show, em Las Vegas, para apresentar e debater sobre os lançamentos e novidades do setor, que sai fortalecido, a cada ano, com a oportunidade de contar com profissionais antenados com as tendências.
E, apesar do encontro ocorrer fora do Brasil (o que exige um grande esforço para ser organizado), a SET faz questão de, através de seus canais de comunicação, compartilhar essas informações e multiplicar o seu alcance.
Vale mencionar que, este ano, a própria NAB comemora 100 anos de existência, o que fará da edição de 2023 um evento especial.
Veremos avanços nas tecnologias que utilizam a nuvem nas várias etapas de produção e distribuição de conteúdo, nas aplicações de Inteligência Artificial nessas áreas, e atualizações sobre os novos padrões de TV, como a TV 3.0.
No Brasil, as discussões sobre a TV 3.0 ocorrem no âmbito do Fórum SBTVD, entidade responsável por reunir profissionais, empresas e associações para a definição de questões técnicas e regulatórias relacionadas ao novo padrão.
Recentemente o Fórum teve uma nova gestão eleita, e, pela primeira vez, a SET participará oficialmente como sócia observadora no quadro, o que reforça a relevância de nossa entidade em mais essa importante etapa da história da televisão no Brasil.
O futuro trará novos tempos, e a SET continuará a fazer parte deles, sejam eles tão disruptivos quanto, por exemplo, a aplicação de IA para a produção de imagens, como fizemos na capa dessa edição da revista.
A SET tem muito orgulho do que realizou no passado, mas seguirá informando e influenciando em tudo que diz respeito à tecnologia e seus impactos no mercado de mídia e entretenimento no futuro. Boa leitura!

Carlos Fini
Presidente da SET