2023: Horizontes cada vez mais amplos

No setor de Mídia e Entretenimento, vemos novas tecnologias simplesmente revolucionando os hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais. Ou seria o contrário? As mudanças nos hábitos de consumo provocam o surgimento de novas tecnologias que atendam as necessidades do público no que diz respeito a conteúdos audiovisuais. Tudo indica que seja um pouco (ou muito) de tudo isso.
A evolução nas tecnologias também criou uma maior interelação entre diferentes setores, pois de alguma maneira estamos sempre lidando com dados: seja na captura, codificação, interpretação, transmissão, monitoramento, controle…
No evento CES desse ano, realizado em Las Vegas, ficou claro que esse é um dos pontos em comum entre as tendências das tecnologias dos produtos de consumo.
O setor de Mídia e Entretenimento tem suas especificidades, porém é amplo e possui, em suas tecnologias, muitas similaridades com outros segmentos do mercado.
As atividades desenvolvidas pela SET, com seus eventos e Grupos de Trabalho, geram resultados que, cada vez mais, extrapolam o setor e são aplicáveis em áreas das mais diversas.
Faz sentido que os profissionais que fazem parte de nossa comunidade, reconhecidamente experts nos seus campos de atuação, utilizem seus valiosos conhecimentos no desenvolvimento de soluções que, ao final, também colaborarão para a evolução de uma gama de atividades.
A SET, através de seus canais de comunicação, tem aberto espaço para temas que vão além da Mídia e Entretenimento. E tem sido um movimento natural vermos nos eventos do nosso calendário, dos Regionais aos painéis do SET:30 e do Congresso do SET EXPO, menções frequentes às novidades no setor automobilístico, de saúde e principalmente de segurança de dados.
Os Grupos de Trabalho da SET desempenham, há anos, um importante papel na produção de conhecimento, recomendações e diretrizes em todos os campos do ecossistema do broadcast, mídia e entretenimento.
Os GTs em atividades hoje em dia são: TV 3.0, Compartilhamento de Infraestrutura, Migração das Parabólicas, Rádio, OTT Video Streaming, IP & Cloud, Segurança da Informação. Outros deverão surgir em breve, justamente para reunir pessoas focadas em um interesse comum, e que de certa forma já se relacionam com a SET por conta das tecnologias que compartilham.
As contribuições de nossa entidade, desde o seu surgimento, são inegáveis. E vamos fazer muito mais. Se você ainda não é um associado, venha fazer parte da SET. Associe-se e participe da evolução do setor.

Carlos Fini
Presidente da SET