Primeiros 30 anos da LineUp

Integradora brasileira chega as três décadas no mercado com novos projetos e relembra a evolução da indústria que acompanhou neste tempo indo desde as câmeras U-Matic até as soluções na nuvem

Há exatamente 30 anos, na terça-feira,  19 de fevereiro de 1991, o jovem engenheiro eletrônico Nilson Fujisawa fundou, em São Paulo, a LineUp. O objetivo primário era fazer a manutenção de equipamentos profissionais de áudio e vídeo da Sony.  Hoje a empresa paulistana é uma das principais integradoras de sistemas de áudio e vídeo para o mercado brasileiro de Rádio, TV e Mídias Digitais.

“São 30 anos de evolução tecnológica cuidando para que o som e a imagem das tevês cheguem perfeitas à casa do telespectador brasileiro, principalmente nas transmissões ao vivo das maiores competições do planeta, como Copa do Mundo e Olimpíada”, contou Fujisawa, CEO da LineUp, que em setembro fundou a LiveSports, empresa especializada em streaming e conteúdo, com João Palomino (ex-VP da ESPN).

Fujisawa em entrevista com à reportagem da Revista da SET no RioContentMarket 2015 / Foto: Fernando Moura

Fujisawa  afirma que “com as melhores mentes da engenharia de broadcasting na equipe, corpo técnico coeso com skills baseadas no que há de mais recente em transformações tecnológicas, a LineUp completa três décadas com a missão de sempre entender as necessidades dos clientes e oferecer as melhores soluções.”

Ele disse, ainda, que “é bom poder olhar para trás e relembrar os saltos dados pela LineUp desde o nascimento. Começamos fazendo a manutenção de equipamentos profissionais de áudio e vídeo para produtoras e emissoras de TV em São Paulo. Pouco depois, conquistamos o país e agregamos ao nosso portfólio a revenda de equipamentos e sistemas de empresas renomadas. Hoje, somos a única do mercado a ter uma assistência técnica própria e investimos constantemente na infraestrutura do nosso laboratório. Isso sem falar da nossa presença internacional em projetos na África do Sul”.

A LiveSports foi criada em setembro de 2020 por João Palomino e Nilson Fujisawa para realizar produção audiovisuais para streaming

Outro diferencial, disse animado engenheiro, é o capital humano, com “colaboradores altamente capacitados que trabalham em harmonia sem medo da revolução tecnológica. A partir do momento no qual você conta com um bom time e trabalha de forma honesta a evolução tecnológica vem para agregar. E é preciso definir em equipe qual é o melhor caminho a seguir, tem que ter coragem de experimentar. Se a nova tecnologia der certo, a empresa cresce. Se não der, como no caso da Imagem 3D e várias outras tecnologias, o broadcaster esquece e bola para frente”, finalizou Fujisawa.

Por Fernando Moura, em São Paulo