Covid-19: Caracol TV e Lawo criam infraestrutura remota de monitoramento de sinal

Emissora colombiana adota soluções da empresa alemã para monitorar consoles mc²56 e mc²36

Lawo informou em comunicado que em tempos de pandemia está “trabalhando ativamente para ajudar os seus clientes a desenvolver fluxos de trabalho inovadores para manter as operações em funcionamento durante o lockdown, usando soluções remotas e software de comunicação online”.

Por isso, afirma a empresa, “a produção remota é uma das principais soluções de IP da Lawo há anos, graças ao envolvimento mundial com produções de TV e streaming de grandes eventos esportivos ou culturais em todo o mundo. Agora, o FAT (Factory Acceptance Testing) remoto, faz parte do portfólio”.

Recentemente, a Caracol TV, empresa sediada em Bogotá, Colômbia comprou vários equipamentos da marca. Uma console de mixagem mc²56 de 48 faders com moldura Dallis para os seus novos estúdios; outra mc²56 para sua nova Unidade Móvel (UM);  e uma console mc²36 para as instalações do Studio 10.

Assim, e segundo informou a Lawo, os protocolos de segurança implementados pela Caracol TV durante o surto de Covid-19 “exigem que os engenheiros da empresa possam monitorar e medir sinais de áudio críticos em casa. Então entraram em contato com a Lawo para uma solução. No dia 30 de abril, o engenheiro da Lawo Daniel Egea demonstrou soluções de monitoramento remoto para os engenheiros da Caracol por meio de dois métodos de monitoramento possíveis – um usando o software Lawo AoIP Stream Monitor; e outro usando o software RƎLAY VPB. Ambas as soluções usam a conectividade Ravenna / AES67 para monitorar os consoles de mc²”.

“Como a demonstração de ambas as configurações atendeu aos requisitos da Caracol TV, os dois pacotes de software serão configurados para testes de longo prazo e, eventualmente, farão parte permanente da instalação do estúdio. A questão para nós era: como os engenheiros podem ouvir e medir os sinais de áudio enquanto não estão no local?”, disse Egea.

O executivo disse que a solução era uma infraestrutura que permitia que o core da console mc² fornecerá os seus sinais de áudio para um computador. “Os sinais de áudio foram fornecidos à rede de streaming via placa Ravenna no core e coletados da rede em um PC usando o AoIP Stream Monitor ou o software RƎLAY VPB. Ao acessar a este computador via Teamviewer ou Remote Desktop através de uma segunda NIC, os engenheiros da Caracol agora podem monitorar convenientemente os sinais mais importantes em casa. Essa configuração oferece uma situação de monitoramento muito flexível e possui GUIs simples e intuitivas para criar rapidamente uma visão geral de monitoramento adequada. ”

Jesús Lozano, CEO da Videoelec, parceira da Lawo, disse que “as soluções da Lawo podem não apenas transmitir campeonatos mundiais e outros jogos remotamente, mas também são ideais para serviços orientados ao cliente. A pandemia certamente impulsionou o avanço das infra-estruturas remotas, mas Lawo tem dado muita importância ao desenvolvimento de produtos e soluções para fins remotos por anos. Agora podemos usá-los não apenas para produção, mas também, em circunstâncias adversas como a pandemia, para manter os cronogramas e cronogramas de entrega do projeto e para permitir que os clientes permaneçam no ar ou na produção”.

Por Fernando Moura, em São Paulo