Blackmagic lança ATEM Mini Pro ISO

Novo modelo adiciona um motor de gravação de cinco canais para gravar todas as entradas de vídeo como arquivos de vídeo separados permitindo que produções ao vivo possam ser editadas após um evento

Os switchers ATEM Mini permitem a criação de produções multicâmera profissionais para streaming ao vivo no YouTube e apresentações de negócios inovadoras via Skype ou Zoom. Basta conectar o ATEM Mini e os clientes podem fazer cortes ao vivo entre quatro entradas de câmera de vídeo de alta qualidade para imagens consideravelmente superiores. Também é possível conectar um computador para slides de PowerPoint ou consoles de videogame. O DVE integrado também pode ser usado para efeitos imagem em imagem incríveis, perfeitos para comentários.

Todos os modelos possuem uma conexão USB que funciona como uma webcam, portanto os clientes podem usar qualquer programa de streaming enquanto o ATEM Mini Pro realiza o streaming ao vivo e grava em unidades USB. Ele também possui saída HDMI para projetores. As entradas de microfone permitem a conexão de microfones de mesa e de lapela de alta qualidade para entrevistas e apresentações.

“O design multifuncional compacto inclui um painel de controle, assim como as conexões. O painel frontal inclui botões fáceis de usar que permitem selecionar fontes, efeitos de vídeo e transições. No modelo ATEM Mini Pro, os clientes também obtêm botões para gravação e controle de streaming, assim como botões de seleção que permitem alterar a saída de vídeo entre câmeras, programa e multivisualização. O painel traseiro inclui conexões HDMI para câmeras ou computadores, entradas de microfone adicionais, USB para saída de webcam, além de uma saída HDMI “auxiliar” para vídeo de programa”, explica a Blackmagic em comunicado.

O ATEM Mini Pro ISO, explica o comunicado da empresa australiana, adiciona gravação de até cinco fluxos de vídeo H.264 separados, em tempo real. Isto é, a alimentação limpa de todas as entradas, além do programa ao vivo. Um arquivo de projeto DaVinci Resolve também é salvo para que os clientes possam abrir suas produções ao vivo e ajustar edições, alterar planos de imagens, remixar o som e adicionar correção de cores.

O modelo ATEM Mini Pro ISO permite que os clientes editem seus eventos ao vivo porque é capaz de gravar cinco fluxos de vídeo, incluindo alimentações limpas de todas as entradas e a gravação do programa, tudo ao mesmo tempo. As imagens de pool de mídia usadas também são salvas com os arquivos de vídeo. Os arquivos de vídeo incluem etiquetas de metadados, como código de tempo sincronizado e numeração de câmera. Os clientes podem reeditar seus programas com novos tratamentos de cores, efeitos e gráficos. Até as fontes de áudio são gravadas, portanto os clientes podem remixar o som profissionalmente.

O equipamento, ainda, pode salvar um arquivo de projeto DaVinci Resolve, portanto, com um único clique, os clientes podem abrir suas produções ao vivo como uma edição de vídeo. Todos os cortes, dissoluções e gráficos do pool de mídia serão carregados. Isso significa que os clientes podem ajustar pontos de edição ou até mesmo substituir completamente os planos de imagem. O ficheiro sincronizado do DaVinci Resolve permite selecionar novos planos através de um multivisualizador, portanto é muito fácil de usar. Os clientes podem até revincular os arquivos de câmera Blackmagic RAW para adicionar correção de cor profissional e finalizar em Ultra HD.

Por Fernando Moura, em São Paulo