• PT
  • EN

Blackmagic Design anuncia DaVinci Resolve 16.2

Empresa australiana anunciou uma nova atualização do software de edição, colorização, efeitos visuais e pós-produção de áudio da empresa, que inclui importantes atualizações Fairlight para a pós-produção de som

A nova atualização, DaVinci Resolve 16.2, também inclui diversos aprimoramentos para a correção de cores, edição, entre outros, portanto é recomendada a todos os usuários. Ela inclui atualizações importantes para edição na linha de tempo do áudio Fairlight ao usar um mouse e teclado. Isto é devido ao novo modo de seleção de edição que libera funcionalidades previamente disponíveis apenas no editor de áudio do console Fairlight completo, portanto a edição é muito mais rápida que antes. Além disso, o modo de seleção de edição adiciona fadings, cortes e até clipes em movimento com um único clique do mouse. Novas formas de onda escaláveis permitem que os usuários as ampliem sem ajustar o volume. Ao fazer o bounce, os clientes podem renderizar um clipe com efeitos sonoros personalizados diretamente da linha de tempo Fairlight.

Adicionar múltiplos clipes ficou mais fácil, já que agora eles podem ser adicionados à linha de tempo verticalmente, não apenas horizontalmente, facilitando adicionar múltiplas trilhas de áudio ao mesmo tempo. Trilhas multicanal agora podem ser convertidas em grupos vinculados diretamente na linha de tempo para que os usuários não precisem mais alterar clipes e reimportá-los manualmente. Há suporte adicional para edição com delimitação de quadro, que aprimora a compatibilidade da exportação de arquivos na entrega para salas de cinema e produtores televisivos. A edição com delimitação de quadro agora adiciona precisão para que os usuários possam facilmente aparar as delimitações do quadro sem ter que ampliar completamente na linha de tempo. Teclas modificadoras agora são suportadas para que os clipes possam ser duplicados diretamente na linha de tempo usando o teclado e mouse. Os usuários também podem copiar clipes entre múltiplas linhas de tempo com facilidade.

O DaVinci Resolve 16.2 também inclui suporte para a Biblioteca de Som Blackmagic Fairlight com nova funcionalidade de buscas baseadas em metadados, assim os clientes não precisam saber o nome do arquivo para encontrar um efeito sonoro. Os resultados de busca também exibem o nome do arquivo e uma descrição para que encontrar o efeito sonoro perfeito seja mais rápido e fácil do que nunca.

Encontrar efeitos de áudio também ficou mais rápido com a classificação automática que primeiro irá separá-los por categoria e, em seguida, por plug-ins nativos ou de terceiros. Os efeitos também podem ser marcados como favoritos, assim eles sobem para o topo da lista, simplificando ainda mais a navegação.

Fluxos de trabalho de monitoramento e barramento de áudio MPEG-H 3D surround imersivo também são suportados agora. Complementarmente, o comportamento aprimorado para panorâmica e balanço inclui a capacidade de restringir o panorama de áudio.

A edição de áudio Fairlight extensiva também inclui aprimoramentos de índex. O índex de edição agora está disponível na página Fairlight e funciona como nas outras páginas, exibindo uma lista das mídias utilizadas, basta clicar em um clipe para navegar diretamente à sua posição na linha de tempo. O índex de trilhas agora suporta seleções de arraste para silenciar, isolar, além de habilitar e bloquear gravações, assim como controles de visibilidade para que os clientes possam deslizar rapidamente por uma pilha de trilhas sem ter que clicar em cada uma individualmente. As trilhas de áudio podem ser reorganizadas ao clicar e arrastar uma única trilha ou um grupo de trilhas no índex de trilhas.

Esta nova versão também inclui aprimoramentos na importação e exportação de AAF. O suporte à AAF foi otimizado para que as sequências AAF possam ser importadas diretamente na linha de tempo sendo usada. Além disso, se o projeto possuir uma escala de tempo diferente, os dados AAF também podem ser importados com um valor de deslocamento para a correspondência. Os arquivos AAF contendo múltiplos canais também serão reconhecidos como grupos vinculados automaticamente. A exportação AAF também foi atualizada e agora suporta arquivos wave de padrão profissional da indústria. As alças de fading e fading cruzado de áudio agora são adicionadas aos arquivos AAF exportados da Fairlight e serão reconhecidas em outros aplicativos.

Para utilização Fairlight típica, esta nova atualização traz aprimoramentos importantes para a importação de projetos Fairlight legados antigos. Isto inclui velocidade otimizada ao abrir projetos com mais de 1,000 arquivos de mídia, o que significa que os projetos serão importados com mais rapidez que anteriormente.

Este novo software também aprimora a mixagem de som. Uma nova curva EQ predefinida para clipes EQ no inspetor permite a remoção de frequências problemáticas. Novos filtros FairlightFX incluem um novo plug-in de medição que adiciona um medidor flutuante a qualquer trilha ou barramento para você ficar de olho nos níveis mesmo se o painel de monitoramento ou o mixer estiverem fechados. Também há um novo filtro LFE desenvolvido para atenuar suavemente as frequências mais altas ao mixar efeitos de baixa frequência em surround.