ARRI lança novo bocal EF (LBUS)

Dispositivo para câmeras de Grande Formato e Super 35 permite utilizar lentes EF com a ALEXA Mini LF, ALEXA Mini e AMIRA

A ARRI anuncia seu novo bocal EF (LBUS) para câmera, permitindo que lentes EF sejam usadas na ALEXA Mini LF, ALEXA Mini e AMIRA. Para isso a ARRI redesenhou o bocal EF com uma abertura de luz maior e adicionou um conector LBUS, permitindo cobrir o sensor de grande formato da ALEXA Mini LF, assim como o sensor Super 35 da ALEXA Mini e AMIRA. O novo bocal EF (LBUS) permite que a ALEXA Mini LF, a ALEXA Mini e a AMIRA aceitem lentes EF. Na Mini LF e na Mini, também tem a disponibilidade do conector LBUS, o qual não é suportado na AMIRA. O bocal EF anterior da ARRI permanecerá disponível para a câmera AMIRA.

O uso de lentes EF em câmeras de cinema tem sido uma forma popular de disponibilizar uma gama mais ampla de óticas e mais acessíveis para produções com orçamento limitado. O projeto mecânico permite o uso de motores externos de lente e que possam ser conectados ao LBUS do bocal. O controle remoto preciso é realizado por meio de comandos manuais ARRI ECS, como o WCU-4 e o SXU-1 sem fio ou com a unidade de controle do operador com fio OCU-1 e com os Master Grips.

Adicionalmente, o novo bocal permite aos cineastas utilizarem uma grande variedade de lentes fotográficas para algum insert, incluindo lentes vintage, super grande angulares, fisheye, tilt-shift, super teles, macros e outras lentes EF específicas. O novo bocal permite o ajuste do motor interno de íris além da alimentação do estabilizador de imagem integrado em algumas lentes EF telefoto.

Construído de acordo com os altos padrões de durabilidade e confiabilidade da ARRI, o novo bocal EF (LBUS) para câmera é adequado para o uso exigente dos sets de filmagens profissionais. O planejamento é de que estará disponível em novembro de 2020.