Apex-Brasil firma parceria com o Serpro para sua transformação digital

Expertise das duas instituições fortalecerá a internacionalização de negócios e a atração de investimentos estrangeiros para o país

Serpro e Apex-Brasil assinam acordo / Foto: Divulgação

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Serpro firmaram um Acordo de Cooperação Técnica válido pelos próximos doze meses. O Acordo tem como objetivo estruturar a parceria entre as duas entidades para o desenvolvimento de novas soluções digitais para internacionalização de empresas e atração de investimentos estrangeiros ao Brasil.

O ACT prevê a criação de Planos de Trabalho para cada um dos negócios digitais a serem elaborados por meio da parceria. Os planos de negócio para cada uma das soluções serão documentados e regerão a relação contratual entre as partes. A primeira solução a ser implementada por meio do Acordo será uma plataforma voltada à interação com do investidor estrangeiro.

Um protótipo do aplicativo de matchmaking foi apresentado no evento. A solução facilitará, aos investidores e compradores estrangeiros, encontrar empresários brasileiros com ideias promissoras, incentivando a captação de recursos.

Conhecimento de mercado

“A assinatura deste ACT integra uma das frentes da estratégia de transformação digital e inovação da Apex-Brasil. Essa é a primeira vez que a Agência busca soluções alternativas para o cumprimento de sua missão institucional, que é a promoção de exportações e atração de investimentos estrangeiros diretos para o país”, explicou o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia. “A parceria com o Serpro nos permitirá aprimorar nosso trabalho por meio de novas formas de coletar dados, de inteligência artificial, de robôs virtuais e de outras soluções tecnológicas de ponta. A expectativa é somar esforços numa parceria que reflita o conhecimento de mercado e as melhores práticas digitais. Este é um acordo estratégico de ganha-ganha. De um lado, a Apex-Brasil passa a contar com a expertise tecnológica do Serpro que, em contrapartida, terá oportunidade de trabalhar na internacionalização de sua marca e seus serviços, chancelados por uma estrada de mais de 50 anos de atividades”, acrescentou.

“O Serpro merece a internacionalização e exportar seus sistemas e produtos para a consolidação da transformação digital. Essa é a visão que queremos implementar: exportar inteligência digital, pois temos muito a levar para fora do país. Este ACT é um marco na história da empresa. Uma iniciativa que é boa para o Serpro, como empresa, e para o Estado. E a primeira solução dessa parceria: o Tinder dos compradores, investidores e empresários, já mostra o espírito empreendedor dessa parceria”, destacou o presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade.

O Acordo é amparado pela Lei das Estatais (Lei n. 13.303/2016), que viabiliza a exploração conjunta de uma atividade com o compartilhamento dos riscos e resultados pelo Estado e a iniciativa privada.

O ACT inclui a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com transferência tecnológica e compartilhamento de capital intelectual, mão de obra especializada, capacitação e treinamento, além de metodologias de inovação de produtos e processos.

Contrapartidas

A assinatura do ACT é “vantajosa para as duas instituições: enquanto a Apex-Brasil ganhará soluções tecnológicas mais modernas, o Serpro terá a sua marca divulgada para investidores estrangeiros e compradores internacionais, o que é relevante para o processo de internacionalização do órgão. Além disso, o acordo possibilitará a rentabilização por meio da prestação de serviços digitais, o que deverá contribuir para o equilíbrio econômico e financeiro das duas instituições”, explica o comunicado de Serpro.