Abotts: Criada primeira associação brasileira Over-The-Top

Entidade visa fortalecer o mercado e apoiar as iniciativas que facilitem o acesso aos conteúdos via serviços de OTT

Em assembleia realizada em São Paulo (SP), foi eleita a primeira diretoria executiva da Associação Brasileira Over-The-Top, denominada ABOTT´S, que passa a reunir empresas e profissionais que atuam no mercado de produção e distribuição de áudio e vídeo pela Internet (OTT), “com a finalidade de garantir a representação do setor nas esferas governamentais e legislativas e fortalecer o mercado e apoiar as iniciativas que facilitem o acesso aos conteúdos via serviços de OTT”, garante a entidade.

Alexandre Britto, presidente da ABOTT´S, afirmou que a entidade nasceu do crescimento de um mercado que vem desempenhando papel relevante em um setor onde novos modelos de negócios estão surgindo, a partir do desenvolvimento e da distribuição de conteúdos audiovisuais na Internet nos mais diferentes segmentos de um mercado cada vez mais inovador e disruptivo.

Alexandre Britto, presidente, da abott’s

“Apesar do mercado de OTT já existir há mais de década, estamos nesse momento iniciando um ciclo de explosão (no melhor dos sentidos) desta modalidade. Certamente haverá muitos novos desafios que ainda nem conseguimos imaginar para os próximos anos, mas atualmente podemos citar pelo menos três pontos de atenção: politicamente: a incerteza sobre o futuro regulatório do setor;  financeiramente: o receio de uma mudança de taxações que inviabilizem o negócio; e nas infraestruturas de “backbone” e principalmente “última milha” para transporte dos sinais OTT”, acrescentou Britto.

De acordo com o manifesto de criação da nova entidade, a Associação por meio de representação setorial  promoverá “os objetivos sociais e de apoio permanente a diversos segmentos de acordo com suas características próprias e de multiplicidades de atuação específicas e cadeia de valor”.

Por Fernando Moura, em São Paulo