Pilar da nova geração de TV, conexão 5G depende de padronização para deslanchar

Tecnologia potencializaria mobilidade no futuro modelo híbrido de broadcasting e broadbanding.

A conexão 5G, mesmo ainda em fase de estudos, já é considerado um pilar da expansão da próxima geração de televisão, baseada num modelo híbrido de broacasting e broadbanding. O futuro ecossistema foi tema do painel “TV digital terrestre avançada – Convergência com 5G”, realizado nesta quarta (29) na SET EXPO 2018.

O cronograma da padronização do 5G, apoiado por um consórcio que envolve players como produtores de conteúdo, fabricantes e operadoras de telefonia, ainda é tema de debate intenso.

“Sem um padrão não haverá equipamentos que suportem a transmissão 5G. E, sem eles, não haverá redes de transmissão de 5G. Como equipamentos são lançados de um a dois anos depois da adoção de um padrão, eles não devem chegar ao mercado antes de 2022”, afirmou  Stan Baaijens, CEO da Funke Digital TV e DVB Chair PCM & Steering Board.

No painel, Athul Prasad, head de 5G Business Modeling & Analysis da Nokia, falou dos benefícios que essa nova tecnologia oferece, a exemplo de deployments flexíveis com baixo TCO e acesso agnóstico aos equipamentos. “O 5g terá a mesma arquitetura E2E, independentemente do meio escolhido, do entretenimento à internet das coisas. Traz uma facilidade que qualquer um pode instalá-la no computador de casa”.

No outro lado da convergência, o setor de radiodifusão apresenta resultados positivos e em fase avançada da implementação do novo sistema digital de transmissão terrestre. Jae-young Lee, pesquisador associado sênior no Broadcasting Systems Research Group do ETRI, tratou da implementação do padrão ATSC 3.0 na Coreia do Sul com uma combinação de SHVC e LDM, com desempenho superior às tecnologias existentes (TDM/FDM). Masayuki Takada, head of Advanced Transmission Systems Research Division da emissora pública japonesa NHK, também citou avanços importantes no Japão.

“Esse modelo híbrido, com broadcasting e broadbanding, dá ao consumidor a opção de exibir em sua tela elementos agregados ao conteúdo principal, como previsão do tempo e notícias locais, e a principal evolução oferecida por esse modelo”, afirmou Skip Pizzi, vice-presidente de educação tecnológica e outreach da NAB. Segundo ele, a conexão 5G neste sistema traria mais velocidade e, por extensão, mais conveniência nas diversas plataformas móveis.