Pesquisa acadêmica demonstra resistência do Jornalismo em empregar algoritmos e inteligência artificial

Além de discutir temas em pauta no mercado, o congresso SET EXPO 2018 também reuniu trabalhos acadêmicos, submetidos por pesquisadores que se debruçam sobre broadcast e outras novas tecnologias de comunicação.  Um dos destaques, Lucas de Araújo, professor da Faculdade Cásper Líbero, apresentou o tema Algoritmos, inteligência artificial e linguagem NLG na produção do Jornalismo brasileiro.

Segundo ele, a área de Comunicação não vem discutindo esses assuntos como deveria. “Não há como pensar no desenvolvimento das empresas de mídia sem trabalharmos em inovação que possa se concretizar no mercado”. Entrevistando executivos dos principais grupos detentores de veículos de imprensa no país, o pesquisador constatou que nenhum utilizava – até 2017 – algoritmo, inteligência artificial ou linguagem NLG (natural language generation) para produzir conteúdo. “Em contrapartida, os principais grupos de mídia do mundo vem utilizando esses tipos de ferramenta. O resultado são mudanças significativas no modelo de negócios. Aqui, prevalece o intraempreendedorismo, a partir de sugestões de colaboradores”.

Os artigos selecionados serão publicados na revista SET International Journal of Broadcast Engineering no final do ano.