O software open source está definindo o futuro digital da sociedade

O software livre (software open source) é o responsável pela existência de grandes corporações como a Microsoft e o Uber, por exemplo. De fato, esse sistema está presente em praticamente todos os locais atualmente, inclusive da casa das pessoas. Na realidade, o software livre vai muito além do Linux, um dos mais conhecidos. Ele passa por linguagens de programação, bibliotecas de código e até mesmo suítes completos que substituem pacotes comerciais famosos, como lembra Daniel Monteiro, gerente de P&D da TV Globo, que moderou o painel Inovação e tecnologias disruptivas: software livre, no congresso SET Expo, em São Paulo.

Software de código aberto (do inglês open source software ou OSS) é o software de computador com o seu código fonte disponibilizado e licenciado a partir de uma licença de código aberto em que o direito autoral fornece o direito de estudar, modificar e distribuir o software de graça para qualquer um e para qualquer finalidade . Rafael Raposo, do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da TV Globo, lembrou que a emissora usa grande número de software open source devido à possibilidade de desenvolvimento e inovação. “O universo de software livre disponibiliza linguagem de programação, ferramentas e uma infinidade de bibliotecas especializadas capazes de acelerar o desenvolvimento e viabilizar a rápida experimentação e produtização de novas ideias”,disse. “Imaginem a grande oportunidade de inovar se pensarmos na quantidade de novelas, programas e filmes que a emissora faz.”

Já Hugo Baraúna, co-fundador da Plataformatec, criadora de linguagem Elixir, hoje usada em diversas partes do mundo, relatou a importância da comunidade mundial que utiliza os softwares livres para o sucesso da iniciativa. “Não pensávamos em criar uma nova linguagem em 2010 quando tudo começou. E depois de enfrentarmos diversos problemas quase desistimos. Mas tudo mudou quando o norte-americano Dave Thomas decidiu lançar livro sobre Elixir o que alavancou nosso trabalho e hoje a linguagem é  open source e utilizada por empresas de diversos países.”

Por toda essa força, Boris Kuszka, diretor arquiteto de soluções da Red Hat, entende que o open source está definindo o futuro digital. “Todas as empresas, sejam startups ou grandes corporações, já entenderam que para se manter relevantes no mercado precisam oferecer novos serviços baseados em tecnologia e o open source é a única força tecnológica capaz de inovar na velocidade e alcance dos negócios digitais”, garante.