Documento com guidelines de segurança e melhores práticas de segurança é traduzido e lançado no SET EXPO 2023

“Melhores Práticas de Segurança da Informação para Segurança de Conteúdo” encerrou o primeiro dia de Congresso Set Expo 2023

Encerrando a programação no dia de abertura do Congresso SET EXPO 2023, nesta segunda (7), às 16h, no Expo Center Norte, durante a palestra ‘Melhores Práticas de Segurança da Informação  para Segurança de Conteúdo’, cinco especialistas em gestão e segurança de informação trocaram conhecimentos e experiências sobre o tema. A mediação foi de Vinícius Brasileiro, gerente de segurança da informação da Globo.

Por videoconferência, diretamente de Los Angeles, Kari Grubin, diretora da Motion Picture Association e da Trusted Partner Network, apresentou em primeira-mão o documento MPA Content Security Best Practices, que reúne as guidelines usadas pelas duas instituições com as melhores práticas de segurança para o setor. O SET Expo é o patrocinador e tradutor oficial da publicação no Brasil. “Escolhemos a SET por ser a principal entidade do audiovisual na América Latina, que tem mais condições de administrar e distribuir o conteúdo do documento com responsabilidade”, disse a diretora da MPA e da TPN. “Toda empresa de comunicação precisa fazer um check-up de segurança uma vez por ano”, acrescentou. 

Daniel Tupinambá Gonçalves, líder em cyber forensics e sócio da Deloitte, ressaltou a geração de valor de mercado agregado pela cybersegurança. Ele revelou que, para 55% das empresas de alta maturidade, a segurança cibernética causa um aumento do impacto da confiança e na eficiência; enquanto 65% destas citam resiliência e agilidade como benefícios. 

Também por videoconferência, Ariosto Farias Jr., da CQSI-Consultoria em Gestão e Segurança da Informação, falou sobre seu trabalho como coordenador da comissão da ABNT CE 021.027. Ele explicou como foi a adoção no Brasil da NBR ISO 27001, da NBR ISO 27002 e demais normas da família ISO 27000, padrões desenvolvidos pela International Organization for Standardization (ISO) e International Electrotechnical Commission (IEC) que fornecem estrutura de gerenciamento da segurança da informação e proteção de dados.

Lucas Bortolato, CTO/CISO da Every System Company, destacou seu trabalho de inclusão e acessibilidade junto à empresa MAV: “A autonomia é a chave para a verdadeira inclusão, pois permite que pessoas com deficiência sejam protagonistas de suas vidas”, acrescentou.