SET Sudeste 2018: conectividade de SmartTVs, smartphones, som e imagem no mercado

Painel Conectividade com Dispositivos Smart Fixos e Móveis: SmartTVs, Smartphones, Som, Imagem e Media Streamers. Foto: Paulo Galante

O terceiro painel do SET Sudeste 2018 falou sobre conectividade com dispositivos smart fixos e móveis. O moderador José Raimundo Cristovam, coordenador do SET Sudeste 2018 e CEO da UNISAT Telecom convidou para participar do debate os representantes da cadeia de integração dessas tecnologias. Itagiba Lopes Souza, Trade Markenting Analist and Training na Sony Brasil, Marcelo Daou, gerente sênior de Business Development da Samsung para a America Latina, Rodrigo Meirelles, supervisor executivo de Áudio, TV Globo e Hélio Helio Kuwabara, engenheiro de Suporte de Áudio da TV Globo.

Foi apresentado o que existe hoje no mercado brasileiro em ofertas para aquisição de televisores, equipamentos de som e outros dispositivos eletrônicos que possibilitem a experiência da qualidade de imagens Ultra HD 4K com HDR e de sons com o áudio imersivo. “Não adianta as emissoras transmitirem em 4K, Dolby Atmos e na casa da pessoa não chegar com a mesma qualidade!”, provoca.

Itagiba Lopes Souza, Trade Markenting Analist and Training na Sony Brasil mostrou como a empresa têm conseguido ajudar o consumidor na hora da compra dentro da loja. “Ele chega na loja e vê aquela ‘sopa de letrinhas’ e não sabe o que procurar. Por isso, a Sony desenvolveu um dispositivo no local de venda com comparativos entre os produtos expostos e mostra com demonstrações o que está sendo vendido e qual a comparação real frente a outros aparelhos já existentes. Isso mexe com o emocional do consumidor”, explica.

Marcelo Daou apresentou a solução da Samsung, o Bixby 2.0, de televisores conectados. O modelo estará disponível ainda em 2018 e permite comandos inteligentes do celular para a televisão, com o objetivo de facilitar e integrar essas tecnologias em busca de comodidade e qualidade na transmissão. “Para a Copa do Mundo de Futebol, a empresa fez uma parceria com o SporTV de um app 4k para assistir a todos os jogos com essa qualidade. Será uma experiência diferenciada para os consumidores”, explica.

Quanto ao som, Rodrigo Meirelles explica que hoje, pensa-se muito nos headphones, renderizando o som desde a produção. “Levando essa experiência na hora de produzir o conteúdo, o áudio fica 3D. Para a Realidade virtual, faz muito sentido quando o som é 360. E isso já está sendo feito na maneira de captação de áudio e vem sendo usada, de maneira que o som oferecido é completamente compatível com a transmissão”.

Hélio Kuwabara explicou aos participantes que a Globo vem fazendo testes sobre áudio imersivo. “Ao longo de junho e julho do ano passado, fizemos vários testes de transmissão ao vivo para futebol e, em setembro, do Rock in Rio, testando Dolby Atmos para dispositivos moveis. No final do ano, o primeiro capítulo da novela “Deus Salve o Rei” também foi transmitido em algumas salas de cinema com a tecnologia. Na sequência, fizemos um teste de modulação para TV e, no carnaval, mixagem remota no sambódromo e conseguimos transmitir para TVs conectadas”, explicou.

Itagiba Lopes de Souza explica que o próximo passo é o IoT: conectar aspirador, micro-ondas etc. por app. “Já está em teste, e têm dado certo. Quando o consumidor vê um produto que começa a funcionar por comando de voz, se emociona. Com tudo o que tem acontecido, o consumidor está mais exigente e consegue entender o que está sendo oferecido no mercado”, finaliza.

Para assistir ao SET Sudeste 2018, não é necessário realizar inscrição prévia no evento. Basta acessar o link: https://www.youtube.com/user/SETengenhariaTV

 

SERVIÇO:

Local: Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Praça XV de Novembro, 20, térreo, centro. Rio de Janeiro/RJ

Data: 10 e 11 de Maio

Horário: 8h às 19h

 

Por Tainara Rebelo