Editorial

25 anos comemorados debatendo o futuro da TV

A edição 2016 do SET e TRINTA levou as principais inquietudes e necessidades da comunidade de brasileiros do setor presentes em Las Vegas – exatamente como nos primeiros encontros, organizados pela SET desde 1991. Em um momento de profundas mudanças da indústria televisiva e com câmbios substanciais nas formas de consumo audiovisual, o seminário indicou como a distribuição multiplataforma com um suporte local é essencial para a monetização e o engajamento do público com VoD e OTT, e mostrou como as empresas de mídia precisam adaptar-se a esta nova maneira de consumo de vídeo, na qual a TV linear passa por transformação. Outros temas destacados pelos palestrantes do evento foram o futuro das transmissões satelitais no ambiente da digitalização e as redes IP (desde a sua criação até o monitoramento de sinais e a distribuição de vídeo sobre IP).

Além dos assuntos mais discutidos no SET e TRINTA, esta edição da Revista da SET traz, ainda, a primeira parte da cobertura da NAB 2016. Neste ano, o Congresso e a feira reuniram mais de 103 mil visitantes, vindos de 180 países. O ATSC 3.0, o 8K, o 4K e as redes IP estão entre os principais pontos colocados em debate e expostos, em produtos, nos estandes dos principais players da indústria.

Sobre ATSC 3.0 e a nova forma da TV aberta nos Estados Unidos, apresentamos uma análise do Professor Francisco Machado Filho, enviado especial da Revista da SET ao Congresso da NAB 2016. Em seu texto, ele afirma que a “Televisão broadcasting inova no mundo todo para não morrer” e lembra que a concorrência com serviços On Demand e a disputa pelo espectro forçam a indústria televisiva a se reinventar e deixar de vez a “era analógica”.

Sem, é claro, a partir desta edição — a exemplo do que fizemos nos últimos dois anos, nos meses que sucederam a NAB, — apresentaremos, também, as novidades e os destaques da maior exposição da indústria audiovisual do planeta através do “olhar” de especialistas convidados pela Revista da SET. Entre os assuntos colocados em pauta estão o High Dynamic Range, 4K, 8K, cloud e as estruturas IP, além de outras tendências do mercado de broadcasting. O professor Almir Almas (SET/ECA-USP), por exemplo, aborda a expansão tecnológica da televisão, do cinema e do audiovisual em geral, e aponta para mu-danças apresentadas na experiência do espectador, temas que estiveram entre os mais comentados no Las Vegas Convention Center.

Boa leitura!

Olímpio José Franco