TV Box ilegal traz riscos aos dados dos consumidores

Conscientização sobre os malefícios associados ao uso da TV Box pirata é fundamental para preservar a qualidade do entretenimento digital, afirma especialista.

Com o aumento das ações de combate à pirataria promovidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a utilização e comercialização das chamadas “TV Box piratas” têm sido alvo de intensas fiscalizações. Desde o início do ano, mais de 1,4 milhão de aparelhos clandestinos, avaliados em cerca de R$400,8 milhões, foram retirados de circulação, segundo informações do órgão regulador. Isso, porque mais de 180 operadoras se uniram à Anatel para bloquear serviços clandestinos de conteúdo, realizando 22 operações contra o streaming pirata, bloqueando 743 endereços de IP e 54 domínios, o que interrompeu mais de 500 mil acessos clandestinos.

Foto: Divulgação/MultTV

Se bem o termo “TV Box” se refere a um dispositivo que permite o acesso a canais de TV e serviços de streaming via internet, transformando até mesmo televisores convencionais em SmarTVs capazes de rodar aplicativos, exibir séries e acessar sites de entretenimento, não é uma marca, eles podem ser um dongle (periféricos semelhantes a um pendrive) que se conecta por HDMI, ou uma caixa (set-top-box – STB). Mas, como explica Carolina Santos, diretora administrativa da MultTV, “os aparelhos piratas, ou seja, aqueles que não contam com a aprovação da Anatel, representam uma séria ameaça. Eles decodificam canais de TV paga sem autorização e não repassam os devidos pagamentos às empresas detentoras dos pacotes de assinatura”,

Segundo Carolina, o uso desse tipo de serviço é prejudicial para toda a cadeia produtiva. “Quando você se conecta com operadoras ilegais, coloca em risco não só seu entretenimento, como também seus dados e contas, que podem ser roubados”, comenta.

Prejuízos em toda a cadeia produtiva

Além do prejuízo ao consumidor, explica Carolina, as empresas também sofrem consequências. O uso de TV Box pirata resulta na perda de receitas legítimas das detentoras dos direitos autorais, além de desencorajar a inovação e o investimento no setor de entretenimento.

“A Anatel continua seu trabalho árduo para eliminar essa prática ilegal e proteger os direitos dos consumidores e das empresas envolvidas, mas a conscientização sobre os riscos associados ao uso de TV Box pirata é fundamental para preservar a qualidade do entretenimento digital e garantir a segurança dos usuários”, destaca Carolina.

Segundo a executiva, a opção passa por alternativas legais, “diferente das empresas que comercializam dispositivos pirateados, a MultTV opera de forma transparente, sempre orientando que os direitos autorais e os pagamentos devidos às empresas detentoras dos pacotes de assinatura sejam respeitados. É necessário proporcionar aos ISPs a confiança de que estão investindo em um serviço legítimo e que seus clientes estão protegendo seus dados pessoais. As operações ilegais jamais conseguirão oferecer isso, diferente dos provedores de internet atendidos por nós, que estão totalmente legalizados”, finaliza Carolina.