TV 3.0: Resultados de testes comparativos da camada física deixam em carreira tecnologia utilizada no ATSC 3.0

Entidade norte-americana anunciou que na fase final de testes do sistema de TV de última geração do Brasil, as tecnologias desenvolvidas pelo ATSC avançam a Fase 3.

O Comitê de Sistemas Avançados de Televisão (ATSC) anunciou em Washington, Estados Unidos,   que o Fórum Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) selecionou a camada física ATSC 3.0 como uma das duas tecnologias para avançar da Fase 3 de testes de laboratório para Testes de campo da Fase 3, a fase final de avaliação programada para ser concluída no início de 2024, que informará uma recomendação para o componente de transmissão pelo ar do padrão de transmissão “TV 3.0” do Brasil.

Madeleine Noland, presidente do ASTC

No comunicado, a ASTC afirma que “outros elementos do conjunto de padrões ATSC 3.0 já foram selecionados para o sistema TV 3.0 do Brasil, incluindo transporte ROUTE/DASH, áudio MPEG-H, legendagem IMSC1 e mensagens de emergência avançadas (Advanced Emergency Messaging). Como componente âncora de um sistema de broadcast/broadband, uma camada física over-the-air de alto desempenho é um requisito fundamental para o sistema de TV 3.0 do Brasil”.

A entidade, afirma ainda, que “participa do programa de testes de TV 3.0 do Fórum SBTVD desde seu início em 2020. A ATSC acaba de saber que, nos recentes testes de camada física realizados pelo Laboratório do Fórum, o sistema de transmissão ATSC 3.0 teve um bom desempenho em todos os testes básicos relevantes e em testes avançados. configurações, como transmissão de múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO) com ligação de canal e multiplexação por divisão em camadas (LDM)”.

A presidente da ATSC, Madeleine Noland, disse que a entidade “elogia o Fórum SBTVD por sua engenharia sólida e atenção cuidadosa aos detalhes em todas as fases dos testes, incluindo esta última rodada de testes de laboratório de camada física. Tenho orgulho dos membros da Equipe de Implementação do ATSC Brasil que trabalharam arduamente para apoiar a proposta do ATSC 3.0 e para coordenar com o Fórum. A ATSC espera continuar a trabalhar com o Fórum nos próximos testes de campo da Fase 3 da camada física”.