SET Tracks TV 3.0 – Visão Técnica

O SET Tracks analisou os avanços tecnológicos que se esperam para a TV 3.0 e como este novo padrão pode vir a melhorar a experiência do telespectador

O SET Tracks TV 3.0 – Visão Técnica, foi moderado por Luiz Fausto, Coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD que teve como convidados ao Prof. Cristiano Akamine (SET/Mackenzie), Prof. Marcelo Moreno (UFJF) e Carlos Eduardo Cosme (Globo).

O Prof. Marcelo Moreno (UFJF) falou sobre a “camada de codificação de aplicações para a TV 3.0 que toma o DTVPlay como base”, explicando as diferentes codificações de aplicações (AP). “Foram 43 diferentes requisitos (funcionalidades de software) na camada AP TV 3.0” explicou o professor e disse que “deve haver interoperabilidade, compatibilidades e reuso, além de suporte às novas tecnologias a serem adotadas no Projeto TV 3.0”, disse o professor.

Moreno comentou, ainda, que uma das grandes mudanças na TV 3.0 será a possibilitar de habilitar “a TV orientada a aplicações com uma experiência do usuário com a TV orientada”

Carlos Eduardo Cosme (Globo) explicou as modificações na qualidade de vídeo, com um vídeo escalável, com um frame rate poderá ser aumentado, com comutação transparentes (broadcast/broadband), com interoperabilidades com outras plataformas,  tornando a “TV multimídia”.

Cosme falou do Video Base Layer Codecs, do Video Enhancemente codecs, do HDR Dynamic Mapping Codec, de Realidade Virtual (VR), e Emergency Warning System Manager. Ainda, disse Cosme, o Fórum SBTVD realizará na UnB os testes de codificação com “analise da documentação, dos resultados de testes subjetivos fornecidos pelos proponentes e análise dos resultados”. Em termos de áudio, o executivo falou sobre a codificação de áudio com “mudanças para áudio imersivo que possam ter comutação de objetos, ajuste de posição, áudio-descrição como objeto sonoro.  E ainda um formato único de entrega para múltiplas configurações de reprodução”, finalmente ele explicou a Camada de Captions.

Para finalizar com as camadas física e de transporte da TV 3.0 o Prof. Cristiano Akamine (SET/Mackenzie) avançou para os testes destas camadas. “A camada de transporte esta ligada a todas aos outras pelo qual tem um destaque muito grande porque ela é fundamental para o desenvolvimento desta tecnologia já que compreende todo o fluxo tecnológico que tem uma grande portabilidade”. Esta camada, explicou o professor, esta baseada em IP, com “redistribuição de conteúdo em outas plataformas lineares ou não lineares, com substituição de conteúdo dinâmico entre conteúdo Linear e Não linear. Ainda a camada permitirá o enriquecimento pela internet/channel bonding, download/envio de conteúdo; com conteúdo criptografado pela internet”.

Para assistir o SET Track completo, clique aqui: