SET Sudeste 2023: SICAV quer realizar, junto a SET, um grande evento de tecnologia no Rio de Janeiro

Presidente do SICAV (Sindicato da Indústria Audiovisual) fecha o primeiro SET Regional do ano.

Leonardo Edde explicou como funciona o SICAV, e analisou o “Panorama da Produção Cultural”. Ele disse que a indústria audiovisual tem um papel importante no PIB nacional e que nos últimos anos tem crescido. “O Rio de Janeiro é o segundo estado com maior número de profissionais criativos formalmente empregos, chegando a 95,7 mil” com uma participação da indústria criativa de quase 5% do PIB.

Ele disse que na pandemia a indústria criativa foi “resiliente e continuou crescendo”, com um trabalho ativo da RioFilme, uma retomada do cinema Carioca em 2021 e com planos promissores para 2023, com a construção de novos estudos de infraestrutura com desenvolvimento da indústria. “No que segue do ano queremos nos aproximar da SET para ter a tecnologia mais perto. Queremos trazer um grande evento da SET ao Rio.”

O SICAV é um sindicato inter-estadual que tem como principal missão a formação executiva e técnica “com o objetivo de desenvolver conhecimento, capacitação, trabalhar na regulação, na competividade e segurança jurídica”.

Na capital fluminense, o SICAV quer “aumentar a capacitação” e com isso trazer recursos para o audiovisual. “Com a Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 conseguimos recursos do Fundo Nacional de Cultura permitiram o investimento de quase 7 bilhões de reais no país, pelo que acreditamos que o biênio 2023-24 será muito produtivo. Só no Rio de Janeiro teremos 270 milhões de reais”. Edde disse, ainda, que o SICAV incentiva a retomada das salas de cinema no Rio e trabalha na regulamentação dos serviços de streaming.

Para fechar o SET Sudeste, o presidente da AERJ (Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro), José Antônio Nascimento Brito, anunciou que a associação está trabalhando no reempacotamento da entidade, sendo a pioneira mudança. Assim vai passar a se chamar “MídiaCom, mudando de nome nos próximos dois meses”. Ele disse que o evento da SET foi interessante, sobretudo por abordar o tema como “monetizar o ambiente digital e nele comocriar valor”.

Por Fernando Moura e Tito Liberato
Fotos: Luana Bravo, Olímpio Franco e Roberta Munhoz