As imagens em ultra definição requerem sistemas mais robustos e ágeis. Foto: internet.

SET anuncia a criação do Grupo de Estudos de IP

Iniciativa pretende estudar o atual estado da arte das tecnologias IP voltadas para a produção televisiva

ultradefinicao

As imagens em ultra definição requerem sistemas mais robustos e ágeis. Foto: internet.

A produção de imagens em ultra definição tem exigido alterações na infraestutura de estúdios para interfaces flexíveis e mais robustas. “Atualmente, estamos no início de uma nova evolução tecnológica: a migração da infraestrutura de estúdio de SDI para IP, e dos sinais HD para 4K/UHD”, explica o engenheiro José Antônio Garcia, gerente de Engenharia da EBC e membro do Comitê de Tecnologia da SET.

Para avaliar como os fabricantes estão lidando com esta evolução, principalmente relacionados aos sinais ‘ao vivo’ de áudio, vídeo e temporização, a SET criou o Grupo de Estudos de IP, que será coordenado por Garcia. “A tecnologia IP tem uma vantagem especial: os equipamentos de TI já são amplamente utilizados no mercado e podem trazer uma economia de escala, se comparados ao SDI. Contudo, os padrões de interoperabilidade ainda estão sendo estabelecidos. Por causa disso, os principais fabricantes de equipamentos de broadcast estão buscando definir esses padrões que serão destaques do Grupo de Estudos de IP”, afirmou.

As atividades do grupo estão abertas aos profissionais de emissoras de TV, produtoras, fabricantes e representantes que trabalham com infraestrutura de produção. Para participar, basta enviar um e-mail para [email protected], informando nome, cargo, empresa e contatos.

A agenda do grupo será definida em breve. As reuniões acontecerão em São Paulo, na sede da SET, a cada duas ou três semanas. Garcia prevê também reuniões virtuais pela web. “Iniciaremos com uma série de palestras com especialistas no tema. Depois, realizaremos reuniões de análises com o objetivo de produzir um relatório final”, disse.

Serviço

Grupo de Estudos de IP da SET

Coordenação: José Antônio Garcia

Público focalizado: engenheiros e profissionais de infraestrutura de emissoras de TV

Informações: [email protected]

Texto: Carla Dórea Bartz