Rock in Rio 2022: Globo testa Plataforma X da Appear

Empresa norueguesa ofereceu parte das soluções de transmissão do festival à maior mediatech da América Latina.

O Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo,  que ao longo dos seus sete dias de duração na edição 2022 atraiu milhares de pessoas em torno das apresentações de grandes nomes da cena musical, foi transmitido em um projeto multiplataforma da Globo que integrou a TV aberta, os canais por assinatura e o streaming, exigindo da mediatech uma entrega de excelência, com alta qualidade de áudio, vídeo e baixa latência na transmissão do evento.

Equipe da Globo e Appear na transmissão do Rock in Rio / Foto: Divulgação

Para isso, além das soluções desenvolvidas internamente para oferecer ao consumidor que acompanhou o festival pelas telas a melhor experiência, a Globo testou a solução gateway de vídeo da Appear durante o evento Rock in Rio 2022. Foram dois equipamentos de contribuição da plataforma X, conectados a dois links de microondas da Globo. A plataforma X foi usada como codificador e multiplexador de áudio/vídeo, com quatro sinais HD AVC para cada link. Os equipamentos foram utilizados como backup dos links de fibra óptica que estavam conectando todas as saídas do centro de TV, montado especialmente para o evento, entregando à emissora para finalização das transmissões da TV Globo, Multishow e BIS.

“A solução da Appear superou as expectativas de transmissão e qualidade, devido a sua flexibilidade e densidade, pois possibilita ter em um único chassi várias funcionalidades de recepção e distribuição de sinais, encoding, modulação, transcoding e entrega dos sinais prontos para distribuição terrestre e em plataformas digitais”, comentou Bruno Targino, Gerente Regional de Vendas da Appear no Brasil.

Fernando Wiktor, Telecom Solution Manager da Globo, afirma que a empresa “aprovou a solução da Appear por ser versátil e flexível, permitindo várias configurações de transmissão na mesma caixa”.

Plataforma X

Plataforma X foi usada como codificador e multiplexador de áudio/vídeo, com quatro sinais HD AVC para cada link/ Foto: Divulgação

É uma solução de gateway de vídeo de alta densidade com firewall de vídeo incorporado, que suporta diferentes opções de interfaces e encapsulamentos tais como SMPTE-2110, SMPTE-2022 ou TS, em velocidades até 40 Gbps. Tem suporte para os codificadores mais utilizados nos mercados de produção remota, contribuição em baixa latência em SRT/ZiXi e JPEG-XS, assim como, distribuição de conteúdo em MEG-2/AVC/HEVC. Ela faz parte da visão Ground-to-Cloud da empresa, que permite utilizar a Plataforma X de  Appear,  para  enviar sinais das câmeras e os dados presentes no local do evento até uma plataforma de produção na nuvem que pode ser pública ou privada, ao invés de deslocar a OBvan, e com isso toda a equipe, para realizar a produção no local do evento. Tendo em conta que a latência é grande desafio, a solução oferece a menor latência, a mais alta densidade e a maior eficiência energética do setor: apenas um X20 pode hospedar até 96 codificadores HEVC, de baixa latência, Full HD ou até 24 codificadores HEVC UHD.