• PT
  • EN

Televisão do futuro: publicada portaria do DTV-Play

Conteúdo ABERT

Foi publicada nesta terça-feira (28) a Portaria Interministerial nº 40, assinada em conjunto pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Economia (ME), que altera o Processo Produtivo Básico para os televisores com tela de cristal líquido, industrializados na Zona Franca de Manaus.

Aguardada com grande expectativa pelo setor de radiodifusão, a portaria atende a um pedido da ABERT ao incluir o DTV Play (perfil D do middleware Ginga) nos televisores, abrindo caminho para a próxima geração da televisão (TV 3.0).

O DTV-Play permitirá maior integração entre broadcast (TV aberta) e broadband (banda larga), proporcionando uma experiência personalizada de recepção de conteúdos em ambiente de TV aberta, essencial para a evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital.

De acordo com a portaria, até 2023, no mínimo, 90% dos televisores com tela de cristal líquido fabricados no Brasil, com conexão à internet (conhecidos como Smart TVs), deverão sair de fábrica com o DTV-Play. A incorporação será feita de forma gradual, sendo 30% em 2021, 60% em 2022 e 90% a partir de 2023.

Para ler o texto completo, clique aqui.