Preparando-se para a NextGen TV

Conteúdo TV Tech

À medida que as restrições causadas pela pandemia começam a diminuir nos EUA, as emissoras dos estão aumentando seu foco na implementação do ATSC 3.0.

Apesar de alguns obstáculos impostos pela Covid-19, mais de duas dúzias de mercados no ano passado fizeram a transição e o interesse está crescendo, entre outros.

Embora a primeira etapa não seja técnica, exigirá uma quantidade substancial de tempo gasto em reuniões para acertar detalhes e acordos sobre qual estação transportará fluxos ATSC 1.0 descarregados que estão mudando para 3.0, e detalhes da hospedagem das transmissões 3.0 dessas estações.

“É tudo uma questão de software”, disse Dave Folsom, consultor de engenharia do grupo Pearl TV, que acumulou uma riqueza de informações sobre transmissão e recepção de ATSC 3.0 por meio de seu trabalho no projeto Phoenix Model Market. “Geralmente, tudo está sendo executado em servidores prontos para uso.”

“Para colocar um sinal ATSC 3.0 no ar, você precisa de codificação, equipamento de serviço de guia de sinalização e um gateway planejador que coordene a multiplexação de todos os sinais envolvidos”, disse ele, explicando que todas essas funções são gerenciadas por servidores virtuais, observando que os fabricantes de produtos de transmissão relacionados ao 3.0 são principalmente desenvolvedores de software.

Ele acrescentou que os adotantes do NextGen podem até querer levar as coisas um passo adiante, aproveitando o poder da hospedagem em nuvem.

“Esses serviços lógicos poderiam estar todos na nuvem”, disse ele. “Eles estão em um ambiente de máquina virtual. Os fabricantes de software geralmente estão prontos para a implementação na nuvem. Ao colocar o software na nuvem, eles não encontram limites como o número de threads computacionais, velocidade de armazenamento ou a quantidade de memória virtual disponível.”

Informações detalhadas sobre a transição para ATSC 3.0 estão disponíveis na publicação “Host Station Manual” da Pearl TV, disponível gratuitamente aqui.