A cada dez lares brasileiros, em oito existe consumo de conteúdos on demand

conteúdo Tela Viva

A consultoria Business Bureau (BB) divulgou no dia 14 de novembro uma pesquisa que afirma que em oito a cada dez lares brasileiros existe o consumo de conteúdos sob demanda, independente do tipo de plataforma utilizada.

O estudou constatou ainda que 81% dos usuários consideram a quantidade de títulos um dos pontos mais relevantes das plataformas de VoD. Nesse sentido, em termo quantitativo, o Now da Claro lidera o ranking de conteúdos totais disponíveis, somando filmes e episódios de séries, com 64.597 opções; seguido pelo Globoplay, com 33.803; Netflix, com 33.700; Globosat Play, com 29.441; e Vivo Play, em quinto lugar, com 21.315.

A pesquisa revela uma nova tendência de crescimento durante 2019: a liberação de canais ao vivo nas plataformas de vídeo sob demanda das operadoras. O movimento permite que os canais estejam disponíveis em todas as telas, característica esta que funciona como um diferencial no comparativo entre operadoras e plataformas de streaming exclusivamente online, isto porque permite que o cliente da TV por assinatura assista aos conteúdos em qualquer lugar, utilizando o app para dispositivos móveis ou site. Nesse quesito, o Now mais uma vez lidera o ranking, com 66 canais que podem ser acessados pelos clientes da Claro de acordo com o pacote contratado. A lista de canais live streaming no Brasil das operadoras por assinatura segue com Vivo Play, com 58 canais ao vivo; Now Kids e Sky Play, com 12; e Oi Play, com nove.

Por fim, a BB New Media Essentials, um dos braços da BB, realizou pesquisas nos domicílios brasileiros com banda larga fixa que utilizam plataformas de conteúdo online com o intuito de identificar os atributos mais valorizados pelos assinantes das plataformas OTTs. Os resultados foram: em relação à Claro Vídeo, 80% dos usuários valorizam as séries disponíveis; no Now Kids, 86% dos usuários gostam do aplicativo para smartphone/tablet; no Now, 82% dos usuários valorizam os filmes disponíveis na plataforma; no Oi Play, 75% dos usuários gostam das séries oferecidas pela plataforma; no Sky Play App, 82% dos usuários gostam dos ilmes oferecidos; e, por fim, no Vivo Play, 76% dos usuários valorizam a rápida velocidade de carregamento da plataforma.

O estudo Multiscreens, Plataforms e Contents, da BB, analisa a oferta de conteúdos, modelos de negócio, preços, publicidade, live streaming e dispositivos, entre outras variáveis, de mais de 250 plataformas online, com dados coletados durante setembro, outubro e novembro de 2019. Já o New Media Essentials, um dos braços da BB, analisa os hábitos de consumo de conteúdos online dos diferentes tipos de usuários, incluindo quais plataformas são utilizadas, com qual frequência e quantas horas destinam para vê-las, quais atributos são os mais valorizados de cada uma, quais conteúdos preferem ver, seus gêneros favoritos, dispositivos que possuem e quais utilizam no momento de ver conteúdos online. A pesquisa refere-se ao segundo quadrimestre de 2019.