O que esperar da nova geração de TVs

Um dos painéis que abriu o segundo dia da CES 2021, totalmente digital, abordou a próxima geração de TVs. Com o advento da TV 8K Ultra HD e NEXTGEN TV, uma revolução na TV está chegando, e com ela virão tecnologias de exibição avançadas que oferecem aos consumidores experiências de visualização verdadeiramente envolventes.

O moderador do painel foi Michael Davies, SVP da Fox Sports. As palestrantes convidadas foram Grace Dolan, vice-presidente de Marketing Integrado da Samsung, e Madeleine Noland, presidente da ATSC.

Um dos tópicos posto em debate por Davies foi o que Dolan e Noland consideravam uma experiência imersiva.

Para Dolan, imersão está relacionada à experiência final do consumidor e como este consumidor está desfrutando do conteúdo em sua televisão. Ela ressaltou que a discussão tem focado mais na qualidade da imagem, mas que a imersão vai além disso.

“Historicamente, a discussão sobre imersão tem sido em torno da qualidade da imagem, ter a imagem mais realista e fiel possível à realidade refletida na tela. Mas acredito que o som e o áudio também fazem parte disso. Sentir que você está realmente vivenciando a experiência no local. Quando entrarmos na NEXTGEN TV, começaremos a explorar mais outros sentidos e o que isso poderá realmente significar ao consumidor e como poderemos levar a experiência imersiva a um outro patamar”, afirmou Dolan.

Michael Davies (Fox Sports), Grace Dolan (Samsung) e Madeleine Noland (ATSC)

Noland destaca que as pessoas adoram a experiência imersiva proporcionada pela tecnologia 4K, vídeo Ultra HD, HDR e áudio imersivo 3D.

“Uma das coisas mais emocionantes é a sinergia entre esses elementos e os aparelhos televisivos, como os da Samsung, que trazem esses elementos a vida. A próxima geração de TVs trará o conteúdo favorito das pessoas para dentro de suas casas em uma imersão completa. E isso é o que tornará a experiência tão especial”, destacou a presidente da ATSC.

Noland participou do terceiro dia do SET eXPerience Live em dezembro de 2020. Ela apresentou a proposta da ATSC para o Call fo Proposals do Fórum SBTVD para a próxima geração de TV Digital no Brasil. Assista ao painel A Jornada da TV 3.0 e as Soluções de Tecnologia e confira como anda o processo de inovação no setor.